http://repositorio.unb.br/handle/10482/28063
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ValidacaoEscalaClima.pdf | 506,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Validação da escala clima para criatividade em sala de aula |
Outros títulos: | Validation study of the classroom climate for creativity scale |
Autor(es): | Fleith, Denise de Souza Almeida, Leandro Silva Peixoto, Francisco José Brito |
Assunto: | Criatividade (Educação) Ensino fundamental |
Data de publicação: | Jul-2011 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
Referência: | FLEITH, Denise de Souza; ALMEIDA, Leandro Silva; PEIXOTO, Francisco José Brito. Validação da escala clima para criatividade em sala de aula. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 28, n. 3, p. 307-314, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300002. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade. |
Abstract: | The purpose of this study was to adapt and validate the Classroom Climate for Creativity Scale for 5th grade Elementary School students. The instrument was administered to 504 students, from both public and private schools in the Federal District of Brasilia, in order to assess the classroom climate in the subjects of Portuguese and Mathematics. The results of the confirmatory factor analysis showed three dimensions associated with classroom climate for creativity: teacher's stimulus to creativity, student's self-perception of creative characteristics and student's motivation for learning. The alpha coefficient values varied between 0.69 and 0.88. It was concluded that the three-factor model is adequate and, therefore, the scale can be used for research and assessment of the extent to which classroom climate enhances creativity. |
Licença: | Estudos de Psicologia (Campinas) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300002 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.