Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28146
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagensFormacaoProfessores.pdf371,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDevechi, Catia Piccolo Vieropt_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Amarildo Luizpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:45Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:45Z-
dc.date.issued2011-08pt_BR
dc.identifier.citationDEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 409-426, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bMskCWDphfpcb3czTXFTrqr/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28146-
dc.description.abstractA formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAbordagens na formação de professores : uma reconstrução aproximativa do campo conceitualpt_BR
dc.title.alternativeApproaches in formation of teachers : an aproximative reconstruction of the conceptual field-
dc.title.alternativeAbordagenes en la formación de profesores : una reconstrucción aproximativa del campo conceptual-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - filosofiapt_BR
dc.subject.keywordHermenêuticapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bMskCWDphfpcb3czTXFTrqr/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000200008pt_BR
dc.description.abstract1The formation of teachers is a provocative subject of endless debate, but at the same time very fruitful for the advancement of educational research in Brazil. There are many educational researches, especially of post-graduate level, that conduct discussions on this subject. It is no coincidence that this happens because it is a characteristic concern of the current historical moment, which seeks to clarify the theoretical basis of the formation making possible a quality education for all. The motivations of this study seek to combine the urgency to address these problems in the field of formation of teachers identified in academic research, which unfortunately have been treated sometimes in an unexceptional way. But more than that, it would actually require a reformulation of its conceptual field. In view of this huge demand, we intend to accomplish a task in this work, defined by the Philosophy of the Education, in an approximate way, proposing an hermeneutic-reconstructive view in order to rethink the possible mistakes in the course of the debate.-
dc.description.abstract2La formación de profesores es un tema provocativo para un debate sin fin, pero, al mismo tiempo, demasiado fructífero para el avance de la investigación educativa en Brasil. Son muchas las pesquisas educacionales, principalmente de posgrado, que realizan discuciones sobre ese tema. No es al acaso que eso se sucede, pues se trata de una preocupación característica del hecho historico actual, que busca esclarecer las bases teóricas de la formación para que sea posible una educación de calidad para todos. Las motivaciones deste estudio buscan aliarse a la emergencia en el enfrentamiento de eses problemas del campo de la formación detectados en las pesquisas académicas, los cuales desafortunadamente han tratados por veces de forma solamente habitual. Pero, más que todo eso, ellos exigen en la verdad una reformulación de su esfera conceptual. Por esta grande exigencia, pretendemos, en este trabajo, cumplir una tarea, definida por la filosofía de la educación, de modo solamente aproximativa, proponiendo una mirada hermenéutico-reconstructivo con la meta de repensar los eventuales equívocos en los rumbos del debate.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.