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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKamia, Meirypt_BR
dc.contributor.authorPorto, Juliana Barreirospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:57:16Z-
dc.date.available2017-12-07T04:57:16Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationKAMIA, Meiry; PORTO, Juliana Barreiros. Comportamento proativo nas organizações: o efeito dos valores pessoais. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 31, n. 3, p. 456-467, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000300003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28186-
dc.description.abstractO comportamento proativo é definido como um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu ambiente de trabalho, soluciona e antecipa-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Este estudo teve por objetivo investigar a relação entre os valores pessoais e o comportamento proativo nas organizações. Foram utilizados como instrumentos de medida o Personal Values Questionnaire e a Escala de Comportamento Proativo nas Organizações, ambos já validados para o Brasil. Após a eliminação dos casos extremos, a amostra ficou constituída por 325 funcionários de diferentes organizações. A análise de regressão linear revelou que os valores predizem significativamente os comportamentos proativos, apontando uma relação positiva do tipo motivacional estimulação (B= 0,205, p<0,01) e universalismo/benevolência (B=0,302, p<0,01) com proatividade, e negativa com o tipo motivacional tradição (B= -0,189, p<0,01), de acordo com o previsto pelo referencial teórico. As implicações para os estudos na área são discutidas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComportamento proativo nas organizações : o efeito dos valores pessoaispt_BR
dc.title.alternativeProactive behavior in organizations : the effect of personal val-
dc.title.alternativeComportamiento proactivo en las organizaciones : el efecto de los valores personales-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordValorespt_BR
dc.subject.keywordAtitudespt_BR
dc.subject.keywordDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordComportamento organizacionalpt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000300003pt_BR
dc.description.abstract1Proactive behavior is a set of extra role behaviors in which the worker spontaneously seeks for change in his work environment, solves and anticipates problems, aiming long-term goals that benefit the organization. This paper investigates the relationship between personal values and proactive behavior in organizations. A survey was conducted using the Personal Values Questionnaire and the Proactive Behavior in Organizations Scale, both validated in Brazil. After outlier deletion, 325 employees answered the questionnaire. The linear multivariate regression pointed to a significant prediction of values, and indicated a positive relationship between the motivational types of stimulation (B= 0,205, p<0,01) and universalism/benevolence (B=0,302, p<0,01) with proactive behaviors, and a negative relationship with the motivational type of tradition (B= -0,189, p<0,01). The results were in accordance with the literature revised. Implications for future studies are discussed.-
dc.description.abstract2El comportamiento proactivo es definido como un conjunto de comportamientos extraordinarios a través de los cuales el trabajador busca espontáneamente cambios en su ambiente de trabajo, soluciona y se anticipa a los problemas, con el objetivo de alcanzar retos de largo plazo que benefician la organización. Este estudio ha tenido como objetivo investigar la relación entre los valores personales y el comportamiento proactivo en las organizaciones. Se han llevado a cabo como instrumentos de medida el Personal Values Questionnaire y la Escala de Comportamiento Proactivo en las Organizaciones, ambos ya habilitados en Brasil. Luego de la eliminación de los casos extremos, la muestra quedó conformada por 325 funcionarios de distintas organizaciones. El análisis de regresión lineal ha revelado que los valores predicen significativamente los comportamientos proactivos, apuntando hacia una relación positiva del tipo motivacional estimulación (B= 0,205, p<0,01) y universalismo/benevolencia (B=0,302, p<0,01) con proactividad, y negativa con el tipo motivacional tradición (B= -0,189, p<0,01), con arreglo a lo previsto por el referencial teórico. Las implicaciones para los estudios en el área son discutidas.-
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