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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa Neto, Arielpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Tássia Milenna Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorRissato, Ulysses Pavanpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Priscila Morais Galvãopt_BR
dc.contributor.authorBrito, Paula Vieira Nunespt_BR
dc.contributor.authorDytz, Jane Lynn Garrisonpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:58:42Z-
dc.date.available2017-12-07T04:58:42Z-
dc.date.issued2012-03pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA NETO, Ariel et al. Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: oficina sobre sexualidade. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 86-91, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 15 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28335-
dc.description.abstractEste artigo relata uma experiência de educação em saúde sobre sexualidade, conduzida por monitores do PET-Saúde, da Universidade de Brasília, do subgrupo de Planejamento Familiar. As oficinas foram realizadas com adolescentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Ceres e Santa Isabel, em Goiás. Foram abordadas questões sobre sexualidade; gravidez; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos, divididos em grupos, formularam as perguntas anonimamente e as responderam, por sorteio. Os monitores coordenaram as atividades, orientaram os alunos na elaboração das respostas e simularam o uso de métodos contraceptivos (preservativos masculino e feminino). A experiência evidenciou a importância do desenvolvimento de uma ação crítica, reflexiva e participativa para a promoção da saúde dos adolescentes, abordando-se o tema sexualidade dentro da realidade local. A intenção do trabalho foi estabelecer um meio eficaz e criativo de abordagem dessa temática no âmbito escolar em conjunto com o serviço de atenção básica desses municípios, favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade, que é um dos objetivos principais do programa PET-Saúde.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas : oficina sobre sexualidadept_BR
dc.title.alternativeThe educational program for health work in schools : workshop on sexuality-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200012pt_BR
dc.description.abstract1This article reports on an experience in health education on sexuality led by monitors from the Educational Program for Health Work from the University of Brasília, belonging to the Family Planning subgroup. The workshops included teenagers from public elementary and secondary schools in the municipalities of Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The workshops discussed issues on sexuality, pregnancy, contraceptive methods, and sexually transmitted diseases. The students, divided into groups, prepared the questions anonymously and answered them by random selection. The monitors coordinated the activities, oriented the students in elaborating the answers, and simulated the use of contraceptive methods (male and female condoms). The experience showed the importance of developing critical, reflexive, and participatory action for health promotion with teenagers, approaching the theme of sexuality within the local reality. The project's goal was to establish an effective and creative means for approaching this topic within the school setting, together with the primary care service in these communities, favoring integration between teaching, health services, and the community, one of the principal objectives of the Educational Program for Health Work.-
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