Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista Neto, José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:00:09Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:00:09Z | - |
dc.date.issued | 2012-08 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499 | - |
dc.description.abstract | Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas | pt_BR |
dc.title.alternative | Polyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experiments | - |
dc.title.alternative | La polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigaciones | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polivalência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Brasileira de Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We discuss polyvalence as the organization of teachers' schoolwork, characterizing it as a constituent element of the polyvalent professionality of those who work in the early years of schooling. Based on two research experiments - a Brazilian and a French one - and on the legal aspects of the Portuguese experience, we discuss conceptions and practices that are being built in the experience of polyvalence. We identify elements of the polyvalent professionality: i) in a teacher-student relationship supported by a global pedagogy which fulfills students' needs and interests and encourages teachers' to see knowledge as a whole; ii) in the tension between the search for specialization and the defense of the training and performance of a single teacher in the different areas of knowledge; iii) in the association of polyvalence with the interdisciplinarity principle and; iv) in the ambivalence between official polyvalence and real polyvalence. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|