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dc.contributor.authorFerreira, Jane Farias Chagaspt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:00:10Z-
dc.date.available2017-12-07T05:00:10Z-
dc.date.issued2012-01pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Jane Farias Chagas; FLEITH, Denise de Sousa. Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 1, p. 15-23, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28500-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi descrever as características e a dinâmica da família de adolescentes talentosos. Participaram da coleta de dados 42 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado e seus familiares. Um questionário de caracterização do sistema familiar e o inventário de Indicadores de Sucesso Parental, na versão filhos e pais, foram utilizados como instrumentos. Os resultados indicaram que mais da metade das famílias com adolescentes talentosos possuía uma configuração tradicional: cônjuges com filhos nascidos de sua própria união conjugal. Essas famílias priorizavam a educação e o desenvolvimento do talento dos filhos e a sua dinâmica envolvia um leque variado de atividades rotineiras e de lazer, entre as quais se destacaram aquelas relacionadas ao descanso, à escola, a assistir televisão e filmes e a visitar familiares. A avaliação dos genitores sobre seu desempenho parental foi mais positiva quando comparada à dos filhos adolescentes em todas as categorias avaliadas pelo PSI: comunicação, uso do tempo, ensino, frustração, satisfação e necessidade de informação. Os resultados desse estudo destacam o papel relevante da família como contexto de desenvolvimento do talento.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterísticas e dinâmica da família de adolescentes talentosospt_BR
dc.title.alternativeCharacteristics and dynamics of the family of talented adolescents-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordTalentospt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to describe family characteristics and dynamics of talented adolescents. Forty-two adolescents between 12 and 18 years old who attended a program for gifted students and their family participated in the data collection. A family characteristics questionnaire and the Parent Success Indicator Inventory, children's and parents' versions were used as instruments. The results indicated that more than half of the families with talented adolescents had a traditional figure: spouses with children born of their own conjugal union. These families prioritized education and the development of their children's talents. The family dynamics involved a wide range of routine and leisure activities, among which stand out those related to the rest, to school, watching television and movies and visiting relatives. Parents evaluated their parental performance in a more positive way when comparing to the adolescents considering all the categories measured by the PSI: communication, use of time, teaching, frustration, satisfaction, and information needs. The results of this study highlight the relevant role of the family regarding talent development.-
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