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Título: Corpo e palavra : grupo terapêutico para pessoas com transtornos alimentares
Outros títulos: Body and word : therapeutic group for people with eating disorders
Cuerpo y palabra : grupo terapéutico en los trastornos de alimentación
Autor(es): Goulart, Daniel Magalhães
Santos, Manoel Antônio dos
Assunto: Psicoterapia de grupo
Distúrbios alimentares
Medicina psicossomática
Data de publicação: Dez-2012
Editora: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Referência: GOULART, Daniel Magalhães; SANTOS, Manoel Antônio dos. Corpo e palavra: grupo terapêutico para pessoas com transtornos alimentares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 4 p. 607-617, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 28 set. 2020.
Resumo: Transtornos alimentares constituem relações problemáticas com a alimentação e a imagem de si. Seu tratamento deve contemplar múltiplas estratégias, inclusive a abordagem grupal. Este estudo teve como objetivos desenvolver reflexões sobre a grupoterapia com pessoas com transtornos alimentares atendidas em serviço especializado e investigar a dinâmica psicológica dos pacientes atendidos, a partir de ressonâncias contratransferenciais. Foram analisados registros de observação anotados em diário de campo ao longo de 21 encontros grupais consecutivos. O material foi submetido à análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados foram estruturados em três eixos temáticos: vivências impactantes mobilizadas no contato com os pacientes; demanda de ajuda dos pacientes para encontrarem as palavras perdidas, como via de acesso à representabilidade dos afetos elididos do espaço mental pela operação de desafetação; sentimentos contratransferenciais vivenciados pelo pesquisador. Foram discutidas as implicações para o tratamento, visando à busca de estratégias capazes de proporcionar um ambiente terapêutico que facilite a integração psicossomática.
Abstract: Eating disorders characterize problematic relationship with eating and self image. Treatment should include multiple strategies, including the group approach. This study aimed to: present reflection on the dynamics of group therapy for eating disorder patients attended at a specialized service and investigate the patients' psychological dynamics, based on the countertransferential resonances the researcher experienced. Observation records in a field diary were analyzed, related to 21 consecutive group meetings. The material was submitted to thematic content analysis. The results were structured in three thematic axes: impacting experiences mobilized in contact with patients; patients' demand for help to find the words lost, as a way to access the representability of the feelings elided from the mental space through the unaffectedness operation; countertransferential feelings experienced by the researcher. The implications for treatment were discussed, with a view to seeking strategies that enhance a therapeutic environment that facilitates psychosomatic integration.
Resumen: Trastornos alimentarios caracterizan relaciones problemáticas con la alimentación y con la auto imagen. El tratamiento debe incluir múltiples estrategias, incluyendo la aproximación grupal. Los objetivos de este estudio fueron: presentar reflexiones acerca de la dinámica de la terapia de grupo de personas atendidas en un servicio especializado e investigar su dinámica psicológica, a partir de las resonancias contratransferenciales. Fueron analizados registros de observación anotados en diario de campo, a lo largo de 21 encuentros grupales consecutivos. El material fue sometido al análisis de contenido temática. Los resultados fueron estructurados en tres ejes temáticos: vivencias impactantes movilizadas en el contacto con los pacientes; demanda de ayuda para encontrar las palabras perdidas, como vía de acceso a la representabilidad de los afectos elididos del espacio mental por la desafectación; sentimientos contratransferenciales. Fueron discutidas implicaciones para el tratamiento, con el fin de buscar estrategias que promuevan ambiente terapéutico que facilite la integración psicosomática.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Psicologia em Estudo - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 28 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400007
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