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2007_VaniaMariaLopesVenancio.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCórdova, Rogério de Andrade-
dc.contributor.authorVenâncio, Vânia Maria Lopes-
dc.date.accessioned2009-12-22T21:19:45Z-
dc.date.available2009-12-22T21:19:45Z-
dc.date.issued2007-06-
dc.date.submitted2007-06-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Vânia Maria Lopes. As políticas de formação no Banco do Brasil e suas implicações pedagógicas: do DESED à universidade corporativa (1965 a 2006). 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2852-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractDiante do complexo mundo organizacional inserido numa sociedade mundializada e financeirizada, esta dissertação tem como objeto de estudo a educação empresarial praticada em uma empresa brasileira, que atua no setor financeiro. Ao percorrer o itinerário dos últimos quarenta anos da práxis educativa dessa organização, foi possível identificar as Políticas de Formação que nortearam as ações pedagógicas ao longo desse período, e refletir sobre as implicações que provocaram sobre o desenvolvimento econômico e social dessa instituição. O modelo de inteligibilidade de Jaques Ardoino é o marco referente na reflexão das seguintes perspectivas: pessoas, inter-relações, grupos, organização e instituição. As reflexões sobre Educação de Adultos e Educação Permanente contribuem para analisar a influência da UNESCO na elaboração das Políticas de Formação Profissional, públicas e privadas no Brasil. A Pedagogia e os Métodos Pedagógicos têm como substratos a concepção de Educação Libertadora de Paulo Freire e a Pedagogia do Conhecimento de Louis Not. A organização se desvela à luz da Sociologia da Empresa de Renaud Sainsaulieu e Ana Maria Kirschner, da análise psicossociológica da organização, da gestão e das relações de poder de Vincent Gaulejac e Eugène Enriquez. Outros teóricos estão presentes nessa busca de inteligibilidade da Pedagogia Empresarial praticada na Universidade Corporativa Banco do Brasil, onde se encontram imbricadas Políticas Públicas (Econômicas, Financeiras e Educacionais), Políticas de Formação de Pessoal e Programas de Capacitação que deram suporte à passagem dos vários ciclos econômicos e políticos da sociedade brasileira e que implicaram em profundas transformações nessa Organização. Ao utilizar a perspectiva multirreferencial e a abordagem qualitativa, os atores e autores sociais do processo educativo dessa instituição desvelaram, por meio de entrevista narrativa e pesquisa documental, a existência de vários projetos político-pedagógicos que coexistem durante toda a sua história, de caráter tecnicista e humanista. O resultado deste trabalho é um resgate sócio-histórico da Pedagogia Empresarial do Banco do Brasil.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs políticas de formação no Banco do Brasil e suas implicações pedagógicas : do DESED à universidade corporativa (1965 a 2006)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBanco do Brasil - formação profissionalen
dc.subject.keywordDesenvolvimento socialen
dc.subject.keywordEducação de adultos - formação profissionalen
dc.subject.keywordPedagogia empresarialen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1In face of a complex organizational world inserted in a globalized and financially-oriented society, the object of research of this dissertation is the management teaching used by a Brazilian company of the financial sector. Going through this organization’s educational praxis itinerary of the last forty years, it was possible to identify the formation politics that guided the pedagogical actions during this time, and reflect about the implications that provoked the economic and social development of this institution. Jaques Ardoino’s intelligibility model is the main reference in the reflections of the following perspectives: people, inter-relations, groups, organization and institution. The reflections on Adult Education e Permanent Education contribute to analyze the influence of UNESCO in the elaboration of the public and the private Professional Education Policies in Brazil. The substratum of the Pedagogy and the Pedagogic Methods is Paulo Freire conception of Freedom-prone Education and Louis Not’s Knowledge Pedagogy. The organization is unveiled by Renaud Sainsaulieu and Ana Maria Kirschner management sociology and by the psycho-sociologic analysis of the organization, management and power disputes of Vincent Gaulejac and Eugène Enriquez. Other theorists are also present in this search for the intelligibility of the Management Pedagogy used by the Corporate University of the Bank of Brazil, where we find layered: the Public Politics (Economic, Financial and Educational), Staff Education Policies and Capacity Enhancement Programs that have supported the passageway of various economic and political cycles of the Brazilian society and that resulted in deep transformations in this organization. By using the multi-reference perspective and the qualitative approach, the social actors and authors of the educational process of this institution unveiled, with the use of narrative interviews techniques and documentary research, the existence of various politic-pedagogic projects that coexisted through all its history of humanist and technicist character. The final result is a social-historical rescue of the business teaching practiced at Bank of Brazil.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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