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Título: Análise da produção científica em orientação profissional : tendências e velhos problemas
Outros títulos: Analyses of the scientific production in vocational guidance : tendencies and old problems
Análisis de la producción científica en orientación profesional : tendencias y antiguos problemas
Autor(es): Aguiar, Fernando Henrique Rezende de
Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto: Orientação profissional
Produção científica
Pesquisa
Data de publicação: Abr-2012
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: AGUIAR, Fernando Henrique Rezende; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Análise da produção científica em orientação profissional: tendências e velhos problemas. Psico-USF, Itatiba, v. 17, n. 1, p. 97-107, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712012000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
Resumo: O objetivo do presente artigo foi analisar as tendências científicas apontadas pela publicação em periódicos nacionais sobre o tema Orientação Vocacional, no período de 2006 a 2010. Procedeu-se a uma pesquisa bibliométrica com busca manual e boleana nas bases de dados BVS-Psi e IndexPSi, obtendo-se 108 artigos, que foram analisados quantitativa e qualitativamente. Verificou-se em que medida a produção em orientação vocacional tem atendido às agendas de pesquisa sugeridas por revisões anteriores e se a nomenclatura utilizada tornou-se mais concisa e homogênea. Dentre os resultados, aponta-se: 1) que o número de artigos na área dobrou em relação aos cinco anos anteriores; 2) maior interação entre pesquisadores; 3) que houve mais estudos com populações diversas como aposentados e pessoas de baixa renda; 4) o avanço na área de testes psicológicos. Os resultados apontam que as agendas foram atendidas parcialmente e que houve um aumento na confusão a respeito da nomenclatura empregada.
Abstract: The objective was to analyze the scientific tendencies pointed by the national publications about Vocational Guidance from 2006 to 2010. A manual and boolean search was performed within the bases BVS-Psi and INDEX-Psi returning 108 articles, which were analyzed quantitatively and qualitatively. It was verified how much the production in vocational guidance has met the research agendas set by previous reviews and if the nomenclature used to refer to vocational guidance became more concise and homogeneous. From the results, it is pointed that 1) the number of articles in the field has doubled compared to the previous 5-year period; 2) there is more interaction among researchers; 3) there were more studies on other populations as retired people and low income groups; 4) there are more works about psychological tests. The results indicate that the agendas were partially met and there was increase in the confusion about the used nomenclature.
Resumen: El objetivo del presente artículo ha sido analizar las tendencias científicas señaladas por la publicación en periódicos nacionales sobre el tema Orientación Vocacional, en el período de 2006 a 2010. Se ha realizado una investigación bibliométrica con búsqueda manual y booleana en las bases de datos BVS-Psi e IndexPSi, obteniéndose 108 artículos, que han sido analizados cuantitativa y cualitativamente. Se ha verificado en qué medida la producción en orientación vocacional cumplía las agendas de investigación sugeridas por revisiones anteriores y si la nomenclatura utilizada se ha tornado más concisa y homogénea. Entre los resultados, se apunta: 1) que el número de artículos en el área se ha duplicado en relación a los cinco años anteriores, 2) mayor interacción entre investigadores; 3) que ha habido más estudios con poblaciones diversas como jubilados y personas de baja renta; 4) el avance en el área de testes psicológicos. Los resultados han apuntado que las agendas han sido cumplidas parcialmente y que ha habido un aumento en el lío por lo que respecta a la nomenclatura empleada.
Licença: Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100011&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100011
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