Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28539
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessoDialogicoConstrucao.pdf233,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBicalho, Rute Nogueira de Moraispt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:00:55Z-
dc.date.available2017-12-07T05:00:55Z-
dc.date.issued2012-06pt_BR
dc.identifier.citationBICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, p. 469-483, abr./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000028. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28539-
dc.description.abstractA Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussãopt_BR
dc.title.alternativeThe dialogic process of knowledge construction in discussion forums-
dc.title.alternativeEl processo dialógico de construcción de conocimientos en foros de discusión-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.subject.keywordFórum de discussãopt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distância - ensino superiorpt_BR
dc.rights.licenseInterface (Botucatu) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000028pt_BR
dc.description.abstract1Distance Education has expanded in different educational levels, especially in higher education. Such expansion points to the need to investigate and promote the quality of its learning processes. This paper explores the notion of intercognition and its potential as a category to analyze dialogic learning processes in the context of distance education. The study, based on empirical investigation, aimed to interpret learning potentials of the conversational dynamics interaction between teacher-tutors and students within discussion forums of a Teacher Education Program. The focus was to understand the role of the teacher-tutors and identify indicators of intercognition within concrete verbal interactions. Results show the significant relationship between the interlocutors' dialogic engagement and the quality of learning processes in distance learning, with indicators of intercognition characterized by active, frequent and pertinent participation of interlocutors in discussion forums.-
dc.description.abstract2La Educación a Distancia (EAD) aumenta en los diferentes niveles educativos, principalmente en Educación Superior, apuntando para la necesidad de estudios que puedan profundizar la comprensión de sus características. En este trabajo se utiliza la intercognición con el propósito de analizar los procesos de diálogo que contribuyen al aprendizaje en EAD, en una investigación empírica que indagó sobre la interacción entre profesores-tutores y estudiantes que participaron en foros de discusión de un curso de formación a distancia. El objetivo fue evaluar el papel mediador de los indicadores de intercognición. Los resultados indican una relación estrecha entre la calidad del compromiso dialógico de los interlocutores y los procesos de aprendizaje a distancia. Los indicadores encontrados fueron participación activa, frecuente y pertinente de interlocutores dentro de la discusión a través del foro, basado en las lecturas académicas.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.