Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2854
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiaCOMPLETA_REVISADA.pdf22,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mulheres em profusão : imagens das mulheres na propaganda impressa brasileira (1957 a 1997)
Autor(es): Pires, Monique Vidal
Orientador(es): Swain, Tania Navarro
Assunto: Mulheres - história
Relações de gênero
Data de publicação: 22-Dez-2009
Referência: PIRES, Monique Vidal. Mulheres em profusão: imagens das mulheres na propaganda impressa brasileira (1957 a 1997). 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O trabalho pretende analisar as imagens de mulheres que foram veiculadas nas propagandas impressas brasileiras, em revistas dirigidas ao público geral – O Cruzeiro, Manchete e Veja – entre 1957 e 1997. A partir da análise, o trabalho tece um paralelo entre as mudanças sociais pelas quais o Brasil passou e as repercussões nas imagens das mulheres representadas nas propagandas. Como os Feminismos alteraram essas imagens? Como o imaginário e as representações sociais influenciaram as mudanças e permanências das representações de gênero e estereótipos femininos mostrados nas propagandas? E como as propagandas influenciaram os imaginários e as representações sociais sobre as mulheres brasileiras? ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The work intends to analyses the images of women that were propagated in Brazilian print advertisements, propagated in magazines for the general public – O Cruzeiro, Manchete and Veja – between 1957 and 1997. From those analyses the work weaves a parallel between the social changes Brazil went through and the repercussions on the images of the women represented in the ads. How does the feminisms alter these images? How the imaginary and the social representations influenced the changes and permanence of the representations of gender and feminine stereotypes propagated in the advertisements? And how the advertisements influenced the imaginaries and the social representations about the Brazilian woman.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.