Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Gartner, Ivan Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Carlos Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Granemann, Sérgio Ronaldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:01:01Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-08 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GARTNER, Ivan Ricardo; ROCHA, Carlos Henrique; GRANEMANN, Sérgio Ronaldo. Modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 16, n. 4, p. 493-517, jul./ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000400002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 set. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28561 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas, tratando da hierarquização de áreas com fins de rateio de investimentos em questões de arrendamento. Os métodos multicriteriais de análise de decisão (MMAD) mostraram-se mais apropriados para a modelagem, pois o problema é de natureza multidisciplinar, envolve juízos de valor socioeconômico, ambiental e político e maior número de atores, apresenta muitos grupos de interesses com objetivos conflitantes e requer soluções de compromisso. A modelagem contou com a participação de técnicos e gerentes em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e de pesquisadores especializados no tema. Na modelagem, foi considerada a conjugação do método de análise hierárquica (AHP) a procedimentos de normalização, resultando em um sistema de classificação de áreas portuárias segundo escalas de atratividade. A aplicação piloto considerou uma situação com cinco áreas hipotéticas a serem arrendadas e, ao término do processo, os técnicos em regulação podiam identificar instantaneamente a repercussão de suas escolhas na classificação final das áreas e na parcela correspondente do investimento para fins de arrendamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas | pt_BR |
dc.title.alternative | Multi-criteria modeling applied to regulatory issues of privatized port areas | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo decisório por critério múltiplo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método de Análise Hierárquica (MAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Áreas portuárias - arrendamento e locação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY-NC) | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000400002 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this paper is to propose a multi-criteria model applied to issues of regulation in privatized port areas with focus on prioritization of areas for purposes of investment distribution in lease issues. The multicriteria decision analysis (MCDA) method was used for modeling, since the problem is multidisciplinary, involves socioeconomic, environmental, and political judgments involves a larger number of actors, has many interest groups with conflicting goals, and requires compromise to reach a solution. The modeling was assisted by technicians and managers involved in the regulation of National Agency for Waterway Transportation (Agência Nacional de Transportes Aquaviários [ANTAQ]) as well as by researchers specializing in the topic. The model was built using a combination of the Analytic Hierarchy Process (AHP) with standardization procedures, which resulted in a rating system for port areas according to their own scales of attractiveness. The initial application considered a hypothetical situation with five areas available for lease. At the end of the process the technicians involved in regulation could instantly identify the impact choices have on area's final rankings and the corresponding portion of the investment appropriate for leasing. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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