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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWenceslau, Julianapt_BR
dc.contributor.authorAntezana, Natália Latinopt_BR
dc.contributor.authorCalmon, Paulo Carlos Du Pinpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:27Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:27Z-
dc.date.issued2012-09pt_BR
dc.identifier.citationWENCESLAU, Juliana; ANTEZANA, Natalia Latino; CALMON, Paulo du Pin. Políticas da Terra: existe um novo discurso ambiental pós Rio +20?. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 584-604, set. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28594-
dc.description.abstractPolíticas públicas envolvem a construção de significado através de discursos, que caracterizam redes semânticas complexas, articulando diferentes pressupostos, conceitos e hipóteses. O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a evolução recente da política ambiental, indagando em que medida os debates que marcaram a Rio +20 caracterizam uma ruptura com os quatro discursos predominantes na política ambiental ao longo dos últimos 40 anos. São eles: sobrevivencialismo, resolução de problemas, sustentabilidade e radicalismo verde. Esses discursos são diferentes em seus pressupostos ontológicos (mais realista ou mais nominalista); nas suposições sobre a natureza dos relacionamentos com o meio ambiente (baseados em competição ou em cooperação); na perspectiva que assumem sobre os atores (individualistas ou coletivistas; fortes ou fracos); e nas metáforas que utilizam para defender seus pontos de vista (DRYZEK, 1997). Algumas perguntas também são colocadas para avaliar o impacto e plausibilidade do discurso: que política é associada a ele; seu efeito nas políticas públicas e nas instituições; os argumentos dos críticos; e as falhas reveladas pelas evidências e argumentos. A análise do discurso da Rio +20 foi baseada no documento final da conferência "The Future We Want". Concluímos que os debates da conferência agregam dois grandes discursos: resolução de problemas e sustentabilidade. Alguns efeitos antecipados da Rio +20 são: a melhoria das estatísticas ambientais; aumento de empregos ligados à economia verde; e adoção de políticas regulatórias que modifiquem os preços relativos do uso dos recursos e internalizem os custos das externalidades ambientais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas da Terra: existe um novo discurso ambiental pós Rio +20?pt_BR
dc.title.alternativePolicies on the Earth: is there a new environmental discourse after the Rio +20?-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRio+20pt_BR
dc.subject.keywordPolítica ambientalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordEconomia verdept_BR
dc.rights.licenseCadernos EBAPE.BR - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000300008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000300008pt_BR
dc.description.abstract1Public policy involves the search for meaning through discourses that are complex semantic systems, expressing different perspectives, concepts and assumptions. This paper aims to contribute to the current dialogue concerning recent environmental policies, inquiring as to what extent the debates that took place at Rio + 20 break away from the dominant environmental discourses of the last 40 years. These predominant discourses are: survivalism, problem solving, sustainability and green radicalism. They differ on their ontology (realist or nominalist), their assumptions regarding natural relationships (competition or cooperation), agents and their mot ives (individuals or collectivities, strong or weak) and the key metaphors and other rhetorical devices used to defend their positions (DRYZEK, 1997). Some questions are also asked in order to evaluate the impact and feasibility of the discourse: policies associated with discourse, effect on the policy of governments, the effect on institutions, arguments of critics and flaws revealed by evidence and argument. These analytical devices were applied to the final document of the conference "The Future We Want" to appraise the Rio +20 discourse. We conclude that two prior discourses can be included in the conference debates: problem solving and sustainability. Some anticipated effects of Rio +20 are: improvement of environmental statistics; increased number of green economy jobs; and public policies that change the relative prices of using natural resources and internalizing the costs of environmental externalities.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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