Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ribeiro Júnior, Luiz Antônio | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Marcelo F. | pt_BR |
dc.contributor.author | Laranjeiras, Cássio Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:01:28Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentos - tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|