Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro Júnior, Luiz Antôniopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Marcelo F.pt_BR
dc.contributor.authorLaranjeiras, Cássio Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:28Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:28Z-
dc.date.issued2012-12pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28598-
dc.description.abstractNeste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSimulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeHistorical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordExperimentos - tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023pt_BR
dc.description.abstract1In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.