Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28636
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EfeitosImaginariosDiagnostico.pdf311,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLegnani, Viviane Nevespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:38Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:38Z-
dc.date.issued2012-08pt_BR
dc.identifier.citationLEGNANI, Viviane Neves. Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 307-322, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28636-
dc.description.abstractNeste artigo discute-se a avaliação diagnóstica de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O discurso médico aponta a etiologia desse quadro como endógena e orgânica e, para efeito de diagnóstico, utiliza os critérios descritivos do DSM IV. A partir de um Estudo de Caso e, mediante a apresentação de fundamentos teóricos da psicanálise, o texto aqui apresentado propõe que o TDA/H é uma problemática nas funções da atenção, linguagem e motricidade, as quais estão articuladas e dependem da posição subjetiva do sujeito. Nessa visão, o TDA/H pode ser pensado como um sintoma que se endereça, como uma mensagem, ao Outro.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criançapt_BR
dc.title.alternativeImaginary effects of the diagnostic of ADHD in children subjectivity-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordSemiologia (Medicina)pt_BR
dc.rights.licenseFractal: Revista de Psicologia - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007pt_BR
dc.description.abstract1In this article it’s discussed the diagnostic evaluation of children with Attention-Deficit and Hyperactivity disorder. The medical speech points out the etiology of this condition as being both endogenous and organic. The DSM IV’s descriptive criterion is usually used for diagnostic purposes. Starting from a Case Study, based on the psychoanalysis’ theoretical fundaments, the author suggests that the ADHD is a disorder of the functionality of perception, language and mobility. These features are intertwined and rely on the subjective position of the individual. Thus the ADHD can be seen as a symptom that regards a sort of message to the Other.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.