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Título: Discurso de adolescentes em situação de rua : da ruptura familiar à exclusão
Autor(es): Moreira, Kelly Cristina de Almeida
Orientador(es): Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto: Discurso
Adolescentes - linguagem
Sociolinguística
Análise do discurso - adolescentes
Data de publicação: 22-Dez-2009
Referência: MOREIRA, Kelly Cristina de Almeida. Discurso de adolescentes em situação de rua: da ruptura familiar à exclusão. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, 2007.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa), tem por objetivo investigar, à luz da Análise de Discurso Crítica, o discurso sobre “família” na perspectiva de adolescentes que vivem em situação de rua, mediante uma comparação com documentos oficiais publicados no Brasil. Os dados empíricos, gerados de acordo com moldes etnográficos, envolvem cinco entrevistas narrativas com adolescentes que vivem nas ruas de Brasília, os quais freqüentavam no período entre 2005 e 2006 a Escola de Meninos e Meninas do Parque (E.M.M.P.). Complementam os dados básicos cinco entrevistas colhidas por Lopes (2003) com adolescentes infratoras vivendo, na época, em regime de internação no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE). A análise de documentos oficiais que tratam da questão familiar baseia-se em artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), além da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O arcabouço teórico-analítico parte da Teoria Social do Discurso, sugerida por Fairclough (2001, 2003), que propõe uma concepção de linguagem como prática social, o que é complementado com a proposta de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004), que fundamenta a Gramática Sistêmica Funcional. O estudo detalhado dos processos de transitividade, bem como o enfoque do tema presente no corpus analisado, permite constatar que a linguagem, além de ser uma forma de significação do mundo, é também de ação sobre o mundo e sobre o outro. Os resultados alcançados constituem uma contribuição para alertar sobre os riscos sociais na vida de adolescentes em situação de rua no contexto brasileiro, além de servir de ponto de partida para projetos que revertam a situação da adolescência nas ruas, sobretudo porque desvelam as diversas representações feitas pelos jovens sobre suas famílias reais e sobre suas famílias almejadas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This qualitative research study seeks to examine street teenagers’ discourse on family vis à vis official documents published in Brazil both from a descriptive as well as an interpretive perspective. The data is considered in terms of Critical Discourse Analysis and is generated ethnographically through five narrative interviews with teenagers living on the streets of Brasília and who attended the Escola de Meninos e Meninas do Parque (E.M.M.P.) between 2005 and 2006. In addition to this data, interviews conducted by Lopes (2003) with teenage infractors confined at that time to the Special Juvenile Centre (Centro de Atendimento Juvenil Especializado - CAJE) were also considered as supplementary information. The analysis of official documents regarding family issues is based upon the Child and Adolescent Statute (Law 8.069/90) as well as the 1988 Constitution for the Federative Republic of Brazil. The theoretical-analytical framework is based upon Social Theory of Discourse (Fairclough, 2001, 2003) in which language is perceived as a social practice. Further, this concept is considered in conjunction with Systemic Functional Grammar (Halliday, 1994; Halliday & Matthiessen, 2004). A detailed examination of transitivity processes in the corpus analyzed serves to highlight language not only as meaning-making but also as action on the world and on others. Results obtained contribute to drawing attention as to the social risks faced by Brazilian street adolescents as well as should serve to trampoline projects geared towards reverting the situation of street adolescents. For, the results unveil the various representations made by street adolescents of both their real and ideal families.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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