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dc.contributor.authorAndrade, Flávia Reis dept_BR
dc.contributor.authorNarvai, Paulo Capelpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:02:23Z-
dc.date.available2017-12-07T05:02:23Z-
dc.date.issued2013-12pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Flávia Reis de; NARVAI, Paulo Capel. Inquéritos populacionais como instrumentos de gestão e os modelos de atenção à saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, supl. 3, p. 154-160, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004447. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000900154&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Flávia Reis de; NARVAI, Paulo Capel. Population surveys as management tools and health care models. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, supl. 3, p. 154-160, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004447. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000900154&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28685-
dc.description.abstractO artigo faz uma breve sistematização dos modelos de atenção em saúde, enfatiza o papel do inquérito populacional como instrumento de gestão e analisa o caso específico da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010), ressaltando a sua contribuição no processo de consolidação de modelos de atenção compatíveis com os princípios do Sistema Único de Saúde. Ainda que no plano legal o Sistema Único de Saúde corresponda a um modelo de atenção em saúde, no plano concreto das políticas públicas e das ações, o sistema dá origem a um modelo que resulta não de textos jurídicos nem de formulações teóricas, mas da práxis dos agentes envolvidos. Considerando que a gestão do cotidiano em saúde é um espaço privilegiado e prioritário para a produção e consolidação dos modelos de atenção à saúde, é necessário estimular e apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais diferentes daquelas necessárias à gerência dos cuidados relacionados às demandas individuais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInquéritos populacionais como instrumentos de gestão e os modelos de atenção à saúdept_BR
dc.title.alternativePopulation surveys as management tools and health care models-
dc.title.alternativeEncuestas poblacionales como instrumentos de gestión y los modelos de atención a la salud-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInquéritos populacionaispt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordSaúde - administraçãopt_BR
dc.subject.keywordAtenção à saúdept_BR
dc.rights.licenseRevista de Saúde Pública - (CC BY-NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000900012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-89https://dx.doi.org/10.2013047004447pt_BR
dc.description.abstract1The article briefly systematizes health care models, emphasizes the role of population surveys as a management tool and analyzes the specific case of the Brazilian Oral Health Survey (SBBrasil 2010) and its contribution to the consolidation process of health care models consistent with the principles of the Sistema Único de Saúde (SUS, Public Health Care System). While in legal terms SUS corresponds to a health care model, in actual practice the public policy planning and health action, the system gives rise to a care model which is not the result of legal texts or theoretical formulations, but rather the praxis of the personnel involved. Bearing in mind that the management of day-to-day health affairs is a privileged space for the production and consolidation of health care models, it is necessary to stimulate and support the development of technical and operational skills which are different from those required for the management of care related to individual demands.-
dc.description.abstract2El artículo hace una breve sistematización de los modelos de atención en salud, enfatiza el papel de la encuesta poblacional como instrumento de gestión y analiza el caso específico de la Investigación Nacional de Salud Bucal (SBBrasil 2010), resaltando su contribución en el proceso de consolidación de modelos de atención compatibles con los principios del Sistema Brasileño de Salud. Aunque en el plano legal el Sistema de Salud corresponda con un modelo de atención en salud, en el plano concreto de las políticas y de las acciones, el sistema da lugar a un modelo que resulta no de textos jurídicos, ni de formulaciones teóricas, pero de la praxis de los agentes involucrados. Considerando que la gestión de lo cotidiano en salud es un espacio privilegiado y prioritario para la producción y consolidación de los modelos de atención a la salud, es necesario estimular y apoyar el desarrollo de competencias técnicas y operativas diferentes de aquellas necesarias para la gerencia de los cuidados relacionados con las demandas individuales.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
dc.description.unidadeCurso de Saúde Coletiva (FCE-SC)-
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