Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2882
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_JacymaraPaivaJdeSouza.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrtíz Alvarez, Maria Luisa-
dc.contributor.authorSouza, Jacymara Paiva Junqueira de-
dc.date.accessioned2009-12-23T18:11:04Z-
dc.date.available2009-12-23T18:11:04Z-
dc.date.issued2009-12-23-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationSOUZA, Jacymara Paiva Junqueira de. Crenças de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre avaliação contínua nos cilclios de desenvolvimento humano: um estudo de caso. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília.Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2882-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.en
dc.description.abstractA nossa pesquisa é de tipo qualitativo-interpretativista, configurando-se um estudo de caso e buscando investigar as crenças de uma professora de LE-Inglês sobre avaliação contínua nos Ciclos de Desenvolvimento Humano em uma escola municipal de Goiânia. O trabalho objetivou identificar as crenças da professora participante (PP), observando a influência da avaliação somativa em sua prática pedagógica. Os instrumentos utilizados na coleta de dados da investigação foram dispostos em dois grupos: os primários, englobando a narrativa, a entrevista semi-estruturada e a observação de aulas com notas de campo; e os secundários que envolvem algumas sessões reflexivas para discussão de textos teóricos sobre avaliação e um questionário com perguntas abertas para o levantamento da visão dos alunos sobre o modelo avaliativo utilizado pela participante. Através da análise e interpretação dos dados, classificamos suas crenças em: crenças sobre ensinar, crenças sobre aprender, crenças sobre formação continuada e crenças sobre avaliação. Igualmente, descrevemos a prática avaliativa da professora que se fundamenta em critérios somativos e classificatórios, provavelmente baseados em suas experiências como aprendiz e educadora. Observamos, ainda, que a avaliação contínua, na verdade, desenvolve a função de regularidade no modelo formativo de avaliar, não se enquadrando como um tipo individualizado de avaliação. Por outro lado, encontramos no discurso da PP indícios de uso da concepção formativa de avaliação, necessitando, todavia, de aprimoramento teórico, através de textos, discussões e eventos sobre a temática, buscando promover em sua prática a reflexão-na-ação. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractOur research is a qualitative-interpretative case study which investigating an English teacher’s beliefs about on-going evaluation in Human Development Cycle (CDH), in a municipal school in Goiânia. The aim of the study is to identify the teacher’s beliefs, observing the influence of the summative evaluation on her pedagogical practice. The investigation instruments to collect data were divided into two groups: the primary data used narrative, semi - structured interview and classroom observation with notes; and the secondary data were reflexive sections to discuss theory about evaluation and an openedquestion questionnaire to get students’ view on the evaluation type used by the teacher. Thus, through data analysis and interpretation, we classified the teacher’s beliefs into: teaching, learning, teaching education and evaluation. Moreover, we described the teacher’s evaluation practice that is based in some classified and summative criteria, probably rooted in her experience as a student and a teacher. We observed that on-going evaluation is considered a progressive function of the formative evaluation; indeed, it is not a type itself, but a function of the formative one. On the other hand, teacher’s speech or discourse is full of formative concepts, needing to improve her theoretical knowledge through some texts, discussions and participate in different events from the area, and provoking her reflexion-in-action.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCrenças de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre avaliação contínua nos cilclios de desenvolvimento humano : um estudo de casoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAvaliação educacionalen
dc.subject.keywordCiclos de desenvolvimento humanoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.