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dc.contributor.authorSilva, Ana Tereza Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:07Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:07Z-
dc.date.issued2013-12pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Tereza Reis da. Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 861-876, out./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28896-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeCurricullum and social representations of man and nature : implications for pedagogical practices-
dc.title.alternativeCurrículo y representaciones sociales del hombre y de la naturaleza : implicaciones para la prática pedagógica-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordHomempt_BR
dc.subject.keywordNatureza-
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004pt_BR
dc.description.abstract1This paper analyzes the influence of modern scientific rationality in curriculum options and, consequently, in the prevailing social representations about man and nature. To this end, the analysis articulates three conceptual fields: the social representation theory of Serge Moscovici, the critical and post-critical theories of curriculum and the complexity theory of Edgar Morin. In short, the reflections point out to the understanding that the social representations about the relationship man-nature found in the curriculum structures and, thus, in the established knowledge hold two correlated characteristics: dualism and the heritage of the modern canon of disciplines. Finally, the analysis seeks to evidence the ethical and epistemic implications of the dualist representations of the relationship man-nature for the contemporary pedagogical practices.-
dc.description.abstract2El presente trabajo analiza la influencia de la racionalidad científica moderna en las opciones curriculares y, consencuentemente, en las representaciones sociales predominantes acerca del hombre y de la naturaleza. Para tanto, el análisis en cuestión articula tres campos conceptuales: la teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici, las teorías críticas y poscríticas de currículo y la teoría de la complejidad de Edgar Morin. En síntesis, las reflexiones apuntan hacia el entendimiento de que las representaciones sociales sobre la relación hombre/naturaleza encontradas en las estructuras curriculares y, luego, en los conocimientos establecidos, comportan dos características correlacionadas: el dualismo y la herencia del canon disciplinar moderno. Por fin, el análisis busca evidenciar las implicaciones éticas y epistémicas que las representaciones dualistas de la relación hombre/naturaleza plantean a las prácticas pedagógicas contemporáneas.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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