Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29051
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepcaoQualidadeVida.pdf522,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_NurseUndergraduateStudents.pdf641,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBampi, Luciana Neves da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBaraldi, Solangept_BR
dc.contributor.authorGuilhem, Dircept_BR
dc.contributor.authorPompeu, Rafaella Bizzopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Ana Carolina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:04:55Z-
dc.date.available2017-12-07T05:04:55Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationBAMPI, Luciana Neves da Silva et al. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 125-132, jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 dez. 2019. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBAMPI, Luciana Neves da Silva et al. Nurse undergraduate students' perception of quality of life. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 125-132, jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 dez. 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29051-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou conhecer a percepção sobre a qualidade de vida de graduandos em enfermagem. O estudo transversal foi realizado entre agosto de 2010 a agosto de 2011, com 56 acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Brasil. Foi utilizado questionário específico (perfil sociodemográfico, acadêmico e de saúde) e o WHOQOL-bref. As análises estatísticas incluíram descrição de frequência, tendência central e dispersão e comparação entre os domínios. Os domínios psicológico e meio ambiente foram avaliados como o melhor e pior, respectivamente. As facetas denominadas capacidade de concentração, sono, grau de energia diário, capacidade para realizar atividades do dia a dia e para o trabalho, oportunidades de lazer, recursos financeiros e sentimentos negativos demonstraram-se comprometidas. Essas facetas influenciaram negativamente a qualidade de vida dos estudantes, podendo desencadear sentimentos negativos, como mau humor, desespero, ansiedade e depressão.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeNurse undergraduate students' perception of quality of life-
dc.title.alternativePercepción sobre calidad de vida de estudiantes de pregrado en enfermería-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.subject.keywordPercepçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEscolas de Enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseRevista Gaúcha de Enfermagem - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 dez. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016pt_BR
dc.description.abstract1The research objective was to know nurse undergraduate students'perception of quality of life. A cross-sectional study was conducted from August 2010 to August 2011 with 56 nursing students of the Faculty of Health Sciences, University of Brasilia, Brazil. A specific questionnaire was used (sociodemographic, academic and health profile) and the WHOQOL-BREF. Statistical analyzes included a description of frequency, central tendency and dispersion measures, and comparison between domains. The Psychological and Environment domains were assessed as the best and worst scores, respectively. The facets called Thinking, learning, memory and concentration, Sleep and rest, Energy and fatigue, Activities of daily living, Work Capacity, Participation in and opportunities for recreation/leisure activities, financial resources and negative feelings were affected. The facets with the worst score influenced negatively the quality of life for students and might trigger negative feelings such as bad mood, desperation, anxiety and depression.-
dc.description.abstract2La investigación tuvo como objetivo conocer la percepción sobre calidad de vida de estudiantes de pregrado en enfermería. Estudio transversal realizado entre agosto de 2010 y agosto de 2012 con 56 académicos de enfermería de la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad de Brasilia, Brasil. Fue utilizado cuestionario específico (perfil sociodemográfico, académico y de salud) y el WHOQOL-bref. Los análisis estadísticos incluyeron descripción de frecuencia, tendencia central y dispersión, y comparación entre los dominios. Los dominios psicológico y medioambiente fueron evaluados como mejor y peor respectivamente. Las facetas denominadas capacidad de concentración, sueño, grado de energía diaria, capacidad para realizar actividades diarias y del trabajo, oportunidades de ocio, recursos financieros y sentimientos negativos se mostraran comprometidos. Estas facetas influyeron negativamente la calidad de vida de los estudiantes, pudiendo desencadenar sentimientos negativos como mal humor, desesperación, ansiedad y depresión.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.