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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Valéria Cantopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Teresa Maria Momensohnpt_BR
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Angela Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:05:03Z-
dc.date.available2017-12-07T05:05:03Z-
dc.date.issued2013-03pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Valéria Canto; SANTOS, Teresa Maria Momensohn; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Sinais comportamentais dos Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade e do Processamento Auditivo: a impressão de profissionais brasileiros. Audiology - Communication Research, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-9, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2317-64312013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000100003&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 27 jul. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Valéria Canto; SANTOS, Teresa Maria Momensohn; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Behavioral signs of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Central Auditory Processing Disorder: impressions of Brazilian professionals. Audiology - Communication Research, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2317-64312013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 jul. 2020.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29098-
dc.description.abstractOBJETIVO: Caracterizar os sinais comportamentais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e do Transtorno do Processamento Auditivo (TPA), segundo a visão de profissionais que atuam no diagnóstico e intervenção relacionados a estes transtornos no Brasil. MÉTODOS: Participaram 42 profissionais (médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos). Todos responderam a um questionário contendo 58 sinais comportamentais de TDAH e TPA. Cada participante foi orientado a classificar os comportamentos de acordo com a frequência de ocorrência, elencando-os em categorias de 1 (nunca) a 5 (sempre). Os valores da média geral deste estudo foram comparados aos valores da média apresentados em estudo norte americano similar. RESULTADOS: Verificou-se que alguns sinais comportamentais foram mais citados do que outros em ambos os transtornos. No TDAH os sinais comportamentais mais evidentes foram: dificuldade em brincar silenciosamente, distraído, desorganizado, desatento, hiperativo, irrequieto, muda de um trabalho incompleto para o outro, pouco autocontrole, falta de persistência e apressado ou impulsivo. No TPA os sinais comportamentais mais evidentes foram: déficit na atenção auditiva dividida, déficit na atenção auditiva seletiva, dificuldade em seguir instruções orais, habilidade de associação auditiva ruim, dificuldade de ouvir em ambiente ruidoso, déficit na atenção auditiva sustentada, dificuldade em discriminar fala e taxa reduzida de processamento da informação auditiva. CONCLUSÃO: Foi possível concluir que os profissionais classificaram determinados sinais comportamentais como mais evidentes no TDAH e outros mais evidentes no TPA.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSinais comportamentais dos Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade e do Processamento Auditivo : a impressão de profissionais brasileirospt_BR
dc.title.alternativeBehavioral signs of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Central Auditory Processing Disorder : impressions of Brazilian professionals-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.keywordPercepção auditivapt_BR
dc.subject.keywordDiagnóstico diferencialpt_BR
dc.subject.keywordComportamento humanopt_BR
dc.subject.keywordAtenção à saúdept_BR
dc.rights.licenseAudiology - Communication Research - (CC BY-NC) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000100003&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 27 jul. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312013000100003pt_BR
dc.description.abstract1PURPOSE: To characterize the behavioral signs of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and central auditory processing disorder (CAPD) from the perspective of the professionals who diagnose and manage these conditions in Brazil. METHODS: Forty-two health professionals in Brazil (medical doctors, speech therapists, psychologists, and pedagogues) participated in this study, and they responded to a questionnaire listing 58 behavioral signs of ADHD and CAPD. The participants were asked to score the listed behavioral signs according to the frequency with which they occurred, from 1 (never) to 5 (always). The average values were compared to the results of a similar study conducted in North America. RESULTS: Some of the listed behavioral signs were indicated more often than others, depending on the disorder. In the case of ADHD, the behavioral signs most often mentioned were difficulty playing quietly, distraction, disorganization, inattentiveness, hyperactivity, restlessness, shifting from one incomplete task to another, poor self-control, lack of persistence, and hastiness or impulsiveness. The most evident behavioral signs of CAPD were auditory divided attention deficit, auditory selective attention deficit, difficulty following instructions given orally, poor auditory association skills, difficulty hearing in a noisy environment, auditory sustained attention deficit, difficulty discriminating speech, and reduced auditory information processing rate. CONCLUSION: The health professionals identified some behavioral signs as being more evident in ADHD and other signs as more evident in CAPD.-
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