Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Barcelos, Carlos Leonardo Klein | pt_BR |
dc.contributor.author | Du Pin Calmon, Paulo Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:05:25Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARCELOS, Carlos Leonardo Klein; CALMON, Paulo Carlos Du Pin. A reforma gerencial do orçamento brasileiro: em busca de múltiplos significados. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 1, p. 159-181, fev. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122014000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122014000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29118 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é examinar o processo decisório que culminou na reforma gerencial do orçamento brasileiro (RGO), ocorrida em 2000. Com base na estrutura narrativa - uma técnica desenvolvida por Barzelay e colaboradores (2001) -, são organizados os principais eventos da RGO, a fim de interpretá-los de acordo com o quadro referencial proposto por Allison e Zelikow (1999), que preconizam a existência de três paradigmas, ou "modelos", na análise do processo decisório governamental: o Modelo do Ator Racional (Modelo I), o Modelo do Comportamento Organizacional (Modelo II) e o Modelo da Política Burocrática (Modelo III). Este estudo de caso sugere que o exame do processo decisório do setor público brasileiro, a partir de modelos multiparadigmáticos, fornece uma perspectiva mais rica e mais abrangente dos fatores condicionantes da tomada de decisão e da mudança institucional no governo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Getulio Vargas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A reforma gerencial do orçamento brasileiro : em busca de múltiplos significados | pt_BR |
dc.title.alternative | La reforma de la gestión del presupuesto brasileño : buscando múltiples significados | - |
dc.title.alternative | Managerial reform of the Brazilian budget : in search of multiple meanings | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo decisório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orçamento | pt_BR |
dc.rights.license | Revista de Administração Pública - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122014000100007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 dez. 2019. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122014000100007 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to examine the decision-making process that resulted in the managerial reform of the Brazilian budget (RGO), which took place in 2000. Having the narrative structure as basis - a technique developed by Barzelay and partners (2001) -, we organize the main events of RGO, in order to interpret them according to the reference framework proposed by Allison and Zelikow (1999), who profess the existence of three paradigms, or "models", in the analysis of government decision-making process: the Rational Actor Model (Model I), the Organizational Behavior Model (Model II), and the Bureaucratic Policy Model (Model III). This case study suggests that examining the decision-making process of the Brazilian public sector, by means of multiparadigmatic models, provides a richer and broader panorama of the factors affecting decision-making and government institutional change. | - |
dc.description.abstract2 | El objetivo de este trabajo es examinar el proceso decisorio que culminó en la reforma de la gestión del presupuesto brasileño (RGO), ocurrida en 2000. Con base en la estructura narrativa - una técnica desarrollada por Barzelay y colaboradores. (2001) -, son organizados los principales eventos de la RGO, con el fin de interpretarlos según el marco de referencia propuesto por Allison y Zelikow (1999), que preconizan la existencia de tres paradigmas, o "modelos", en el análisis del proceso decisorio gubernamental: el Modelo del Actor Racional (Modelo I), el Modelo del Comportamiento Organizacional (Modelo II) y el Modelo de la Política Burocrática (Modelo III). Este estudio de caso sugiere que el examen del proceso decisorio del sector público brasileño, desde modelos multiparadigmáticos, provee una perspectiva más rica y más abarcadora de los factores condicionantes de la toma de decisiones y del cambio institucional en el gobierno. | - |
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