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ARTIGO_PoliticaFormacaoProfessores.pdf541,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Valdinei Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:34Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:34Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 629-653, set. 2014 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29305-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdadept_BR
dc.title.alternativeTeacher education policy for basic education: the equality issue-
dc.title.alternativeLa política de formación de maestros para la educación básica: la cuestión de la igualdad-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 nov. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this paper is to analyze the Parfor Presencial, focusing its possibility to reduce regional inequalities and to provide equal access to in-service training for teachers at basic education in Brazil. It uses public policies theory to analyze the issue of teacher training in the country, the relationship of the Parfor Presencial with other programs of the national policy for teacher training and its scope of the rights and benefits offers to beneficiates, as well the program management. In conclusion, present the discrepancy between the need for teacher training and the real training offer for the Parfor Presencial, as well as the difficulties of teacher-learners in remain at training.-
dc.description.abstract2El objetivo de este trabajo es analizar el Parfor Presencial, observando su capacidad para reducir las desigualdades regionales y ofrecer un acceso equitativo a la formación en el servicio para los maestros de la educación básica. Utiliza la construcción teórica de las políticas públicas para abordar el tema, analizando la relación entre el Parfor Presencial con otros programas de la política nacional de formación del profesorado, la configuración de los derechos y beneficios del Parfor Presencial, así como el alcance y la gestión del Programa. Se concluye destacando la discrepancia entre la necesidad de formación del profesorado y la oferta real de cursos por el Parfor Presencial, así como las dificultades de los maestros-alumnos en permanecer en proceso de formación.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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