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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLacerda, Dailton Alencar Lucas dept_BR
dc.contributor.authorCruz, Pedro José Santos Carneiropt_BR
dc.contributor.authorHoefel, Maria da Graça Luderitzpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Iris do Céu Clarapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Andreia Marinhopt_BR
dc.contributor.authorAlencar, Islany Costapt_BR
dc.contributor.authorLuna, Rodrigo Mendes Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:41Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:41Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Dailton Alencar Lucas de et al. Educação popular e controle social em saúde do trabalhador: desafios com base em uma experiência. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1377-1388, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0499. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601377&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29344-
dc.description.abstractA Saúde do Trabalhador (ST) refere-se a um campo do saber que compreende as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença de modo articulado a um corpo de práticas teóricas interdisciplinares. No contexto das possibilidades para se efetivar a ST na amplitude que exige este conceito, diferentes iniciativas de Educação Popular em Saúde se articulam com demandas do Controle Social em Saúde, permitindo novas abordagens para configurar a formação crítica e ativa de trabalhadores de saúde e movimentos sociais no mosaico das políticas de ST. Este artigo busca refletir sobre essas possibilidades a partir do Projeto de Extensão “Vidas Paralelas”. A sistematização da experiência permitiu concluir que estratégias de diálogo, organização político-social e troca de experiências de vida se apresentam como cenário significativo no compartilhamento de cultura e saúde do trabalhador, oportunizando crescimento coletivo e melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação popular e controle social em saúde do trabalhador : desafios com base em uma experiênciapt_BR
dc.title.alternativePopular education and social control in worker health : challenges based on experience-
dc.title.alternativeEducación popular y control social en salud ocupacional : retos basados en la experiencia-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSaúde e trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.rights.licenseInterface - Comunicação, Saúde, Educação - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601377&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0499pt_BR
dc.description.abstract1The Occupational Health (OH) refers to a field of knowledge that comprises the relationships between work and the health-disease process in order to articulate a body of interdisciplinary practices. In the context of the possibilities to conduct the OH with the amplitude that requires this concept, different initiatives of Popular Education in Health are articulated with demands of Social Control in Health, allowing new approaches to configure the active and critical training of health workers and social movements the mosaic of policies OH. This article seeks to reflect on these possibilities from the Extension Project “Parallel Lives”. The systematization of the experience concluded that dialogue strategies, political-social organization and exchange of life experiences present themselves as significant scenario in sharing the worker’s culture between themselves, providing opportunities for collective growth and better quality of life.-
dc.description.abstract2Salud en Trabajo (ST) se refiere a un campo del conocimiento que comprende la relación entre proceso salud-enfermedad de trabajo, que busca articular prácticas interdisciplinarias. En el marco de las posibilidades de llevar a cabo la amplitud que requiere este concepto, diferentes iniciativas de Educación Popular en Salud se articulan con demandas de control social en salud, lo que permite nuevos enfoques para configurar la formación activa y crítica del personal sanitario y de movimientos sociales en mosaico de políticas ST. Este artículo pretende reflexionar sobre estas posibilidades en el proyecto “Vidas Paralelas”. La sistematización de la experiencia permitió llegar a la conclusión de que las estrategias de diálogo, la organización político-social y el de experiencias de vida se presentan como escenarios importantes para trocar cultura y salud entre los trabajadores, proporcionando oportunidades para el crecimiento colectivo y mejorar la calidad de vida.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
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