Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29376
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ProcessamentoFonologicoIndividuos.pdf253,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PhonologicalProcessingIndividuals.pdf249,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlves, Luciana Mendonçapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Helma Tamára Vieira dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorLodi, Débora Fragapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maria do Carmo Mangellipt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Cláudia Machadopt_BR
dc.contributor.authorCeleste, Leticia Correapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:08:47Z-
dc.date.available2017-12-07T05:08:47Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Luciana Mendonça et al. Processamento fonológico em indivíduos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Revista CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 874-882, maio/jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620145813. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300874&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2019. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Luciana Mendonça et al. Phonological processing in individuals with attention deficit hyperactivity disorder. Revista CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 874-882, maio/jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620145813. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300874&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29376-
dc.description.abstractObjetivo analisar e descrever o desempenho das habilidades dos componentes do processamento fonológico nos sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H). Métodos trata-se de estudo descritivo analítico dos dados de avaliação das habilidades do processamento fonológico de 45 sujeitos, com idade entre 7 e 16 anos, com diagnóstico multiprofissional de TDA/H. Os dados foram obtidos pela análise dos prontuários dos sujeitos avaliados pelo Laboratório de Estudo dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos anos de 2008 a 2011. Os resultados analisados incluem a prova de Consciência Fonológica proposta pela bateria de testes BELEC, prova de Nomeação Seriada Rápida (RAN) e Memória Auditiva. Duas variáveis foram consideradas nesta análise: idade e presença ou não de comorbidades associadas. O teste aplicado para caracterização da amostra foi o não paramétrico de Mann Whitney. Resultados os grupos tendem a se diferenciarem ao se analisar a variável idade, nas provas de consciência fonológica e RAN. Quando a variável comorbidade foi analisada, a consciência fonológica é a mais influenciada pela presença de comorbidades. Na habilidade de memória fonológica, sob a mesma ótica, não houve diferenças entre os grupos. Conclusão o maior déficit do processamento fonológico foi observado na habilidade de consciência fonológica, segundo as variáveis idade e comorbidade, seguido pela habilidade de acesso ao léxico, na variável idade. Já para a memória de trabalho não houve significância.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessamento fonológico em indivíduos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.title.alternativePhonological processing in individuals with attention deficit hyperactivity disorder-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista CEFAC - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300874&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 23 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1982-021620145813pt_BR
dc.description.abstract1Purpose to analyze e to describe the skills’ performance of the phonological processing components in subjects with Attention Deficit - Hyperactivity Disorder (ADHD). Methods it is a descriptive analytical study of the evaluation data of the phonological processing skills of 45 subjects, with ages between 7 and 16 years, with a multiprofessional diagnosis of ADHD. All data was obtained from the medical records of the subjects evaluated by the Laboratório de Estudo dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) of Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), between the years of 2008 and 2011. The analyzed results include the Phonological Awareness test, proposed by the battery of tests BELEC, the Rapid Serial Naming (RAN) test and Auditory Memory test. Two variables were considered in this analysis: the age and the presence or absence of associated comorbidities. The test used to the sample characterization was the nonparametric of Mann Whitney. Results groups tend to differentiate themselves when the age variable is analyzed, on the Phonological Awareness tests and RAN. When the comorbidity variable was analyzed, the Phonological Awareness was more influenced by the presence of comorbidities. On the Auditory Memory skills, by the same light, there were no differences between the groups. Conclusion the largest deficit in phonological processing was observed in phonological awareness skills, according to the age and comorbidity variables, followed by the lexicon’s access skills, according to the age variable. About the Working Memory, there was no significance.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29376/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.