Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2938
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_LuizPhillipyMoreiraSampaio.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudos de especificação tecnológica e de replicação para ambientes com economia da experiência
Outros títulos: Tecnological specification and replication studies for experience enviroment
Autor(es): Sampaio, Luiz Phillipy Moreira
Orientador(es): Bermudez, Luis Afonso
Assunto: Engenharia humana
Psicologia cognitiva
Data de publicação: 5-Jan-2010
Referência: SAMPAIO, Luiz Phillipy Moreira. Estudos de especificação tecnológica e de replicação para ambientes com economia da experiência. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esse trabalho visa realizar um estudo que permita a duplicação de um laboratório usado para atividades baseadas na Economia da Experiência, observando aspectos ligados ao envolvimento dos sentidos e a utilização de novas tecnologias de reprodução sonora e visualização de mídias. A Economia da Experiência propõe uma forma de desenvolvimento de experiências memoráveis, associando quatro domínios fundamentais: estética, entretenimento, escapista e educação. Além disto, propõe que o envolvimento dos sentidos e a interação homem - máquina também sejam fatores relevantes para a melhor absorção. Este trabalho foi baseado em estudos longitudinais realizados ao longo de dois anos, com aplicação de questionários em uma atividade, que ocorre neste laboratório denominada SuperAção Empreendedora. Os dados coletados permitiram avaliar os aspectos técnicos relativos a sistemas de reprodução acústica, distribuição de espaços, projeção multimídia, rede lógica e iluminação do ambiente. Ao final do trabalho é feita uma analise das experiências construídas para o laboratório, dando ênfase aos aspectos importantes na criação de experiências memoráveis e replicação deste ambiente. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is intended to do a research about a new project of an existent laboratory whose objective was to involve people on memorable events based on the Experience Economics. The research takes into consideration aspects like acoustics, multimedia projection and the human senses involvement. According to the Experience Economics, the memorable event is made by take into account four domains: Education, Entertainment, Escapist and Esthetics; In addition the use of the senses on the activities is important too. All the data used was collected by an application of questionnaires since 2004. It was about one thousand of people that have responded those questions. These questionnaires were applied during the SuperAção Empreendedora game. At the end of that work, an analysis was made recommending some tips about the laboratory replication and experiences activities design.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.