Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Silva, Jales de Aquino | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:08:48Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:08:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Jales de Aquino; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 1, p. 23-41, jan./mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29382 | - |
dc.description.abstract | Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The wave model as a strategy for promoting conceptual change in topics on the light at High School | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 out. 2019. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study deals with the verification of the viability of strategies for teaching topics on light from its wave nature, by searching for evidence of learning in a high school course. A group of students was submitted to situations developed from the perspective of the Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the Theory of Meaningful Learning, by Ausubel, with the objective of creating favorable conditions for conceptual development, and, by doing so, to promote greater understanding by the students of the phenomena related to the topic. Despite the poor infra-structure conditions for the development of the study, the results showed evidence of conceptual development and the viability of dealing with light-related topics from the perspective of wave theory. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins
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