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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/29382
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dc.contributor.authorSilva, Jales de Aquinopt_BR
dc.contributor.authorSousa, Célia Maria Soares Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:08:48Z-
dc.date.available2017-12-07T05:08:48Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jales de Aquino; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 1, p. 23-41, jan./mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29382-
dc.description.abstractEste estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe wave model as a strategy for promoting conceptual change in topics on the light at High School-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.licenseCiência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003pt_BR
dc.description.abstract1This study deals with the verification of the viability of strategies for teaching topics on light from its wave nature, by searching for evidence of learning in a high school course. A group of students was submitted to situations developed from the perspective of the Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the Theory of Meaningful Learning, by Ausubel, with the objective of creating favorable conditions for conceptual development, and, by doing so, to promote greater understanding by the students of the phenomena related to the topic. Despite the poor infra-structure conditions for the development of the study, the results showed evidence of conceptual development and the viability of dealing with light-related topics from the perspective of wave theory.-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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