Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29383
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisasAprendizagemMuseus.pdf321,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Pilar dept_BR
dc.contributor.authorMitjáns Martínez, Albertinapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:08:48Z-
dc.date.available2017-12-07T05:08:48Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Pilar de; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. As pesquisas sobre aprendizagem em museus: uma análise sob a ótica dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-cultural. Ciência & educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 3, p. 721-737, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300721&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29383-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo comentar a produção científica na área de aprendizagem em museus à luz dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-cultural, conforme proposta por González Rey. Nesta perspectiva teórica, processos de aprendizagem são compreendidos como expressões de produções subjetivas do aprendiz, considerando-o em sua condição singular de sujeito sócio-histórico, implicado por processos emocionais. Em primeiro lugar, apresentamos uma revisão da produção científica da área, identificando e comentando as concepções teóricas predominantes. Em segundo, discutimos pesquisas relacionadas ao tema de identidade de aprendizagem em museus e às inter-relações museu-escola. Concluímos que esta perspectiva teórica oferece contribuições para a aprendizagem em museus na medida em que consiste em uma nova aproximação à compreensão da participação do emocional na aprendizagem museal e considera as formas altamente singulares em que se constituem processos de aprendizagem e, por fim, permite um novo olhar sobre questões da inter-relação entre a aprendizagem escolar e museal.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs pesquisas sobre aprendizagem em museus : uma análise sob a ótica dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeResearch on learning in museums : an analysis from a historical-cultural approach to subjectivity-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.subject.keywordMuseupt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.rights.licenseCiência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300721&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300013pt_BR
dc.description.abstract1This paper comments on research on learning in museums in the light of studies of subjectivity from a cultural-historical standpoint. The Subjectivity Theory, as proposed by González Rey, assumes learning processes as expressions of subjective productions of the learner, considering him/her in his/ her singular social-historic condition, immersed in emotional processes. We assume that this theory offers contributions to understanding learning in museums and provides a theoretical framework for future field research. Firstly, we present a literature review, commenting on predominant theoretical approaches. Secondly, we discuss research related to museum learning identity as well as to the interrelations between museum and school learning. We conclude that this theoretical perspective offers contributions to the area since it constitutes a new approach to understanding the role of emotions in museum learning, it considers learning as a highly singular process and it allows a new look at issues of school and museum learning.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.