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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, José Márciopt_BR
dc.contributor.authorThomé, Karim Marinipt_BR
dc.contributor.authorLeitão, Fabrício Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:08:51Z-
dc.date.available2017-12-07T05:08:51Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, José Márcio; THOME, Karim Marini; LEITAO, Fabrício Oliveira. Quality management as a resource of transaction costs reduction: empirical inputs from the international fruit trade. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 174-199, fev. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 out. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712014000100008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29400-
dc.description.abstractA fruta é um produto altamente perecível, suscetível a riscos biológicos, físicos e químicos. Tais riscos são agravados quando os frutos são transacionados no mercado internacional. Neste caso, os fornecedores e compradores de frutas estão expostos a elevados custos de transação, uma vez que ambos os lados precisam lidar com questões como as especificações do produto, o processamento pós-colheita e logística. A gestão da qualidade pode ser empregada a fim de organizar toda a produção, processamento e operações de logística. O presente trabalho tem o objetivo de verificar se os produtores, exportadores e importadores de frutas estão fazendo uso de conceitos de gestão da qualidade a fim de reduzir riscos e custos de transação. Como método de investigação, foi realizada uma pesquisa no Brasil e no Reino Unido utilizando entrevistas semiestruturadas. O conteúdo das perguntas da entrevista semiestruturada foi determinado com base na revisão da literatura sobre ECT, sobre comércio internacional de frutas e sobre gestão da qualidade. Os temas investigados foram: as atividades técnicas realizadas pelas organizações que operam no comércio de frutas, os principais tipos de clientes comerciais (parceiros) da empresa, a natureza das relações do tipo mercado mantidas pela empresa, o nível de problemas de qualidade percebido pelas empresas, e as estratégias de gestão de qualidade adotadas pelas empresas envolvidas. Esses temas serviram como referência para a elaboração das questões principais e das questões secundárias decorrentes. Eles também deram a direção para possíveis perguntas exploratórias. Os resultados da pesquisa dão suporte à ideia de que a gestão da qualidade é fundamental no comércio de frutas. A maioria das empresas abordadas não indicaram perceber como problemáticos os vários parâmetros que afetam a qualidade do produto final. Os resultados sugerem que as empresas que são incapazes de lidar com questões de qualidade de maneira satisfatória encontram pouco espaço no comércio de frutas. Conceitos de gestão da qualidade são muito utilizados para garantir as especificidades do produto e a racionalidade nos processos de operação e, por fazê-lo, contribuem para reduzir custos de transação nesse tipo de comércio.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQuality management as a resource of transaction costs reduction: empirical inputs from the international fruit tradept_BR
dc.titleGestão da qualidade como recurso para reduzir os custos de transação: evidências empíricas no comércio internacional de frutaspt_BR
dc.titleGestión de la calidad como recurso para reducir el costo de transacción: evidencia empírica en el comercio internacional de frutaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEconomia dos custos de transaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidadept_BR
dc.subject.keywordComércio - Brasil - Inglaterrapt_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
dc.subject.keywordProdutos naturaispt_BR
dc.rights.licenseRAM, Revista de Administração Mackenzie - Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano, e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais. Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ram/v15n1/a08v15n1.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712014000100008pt_BR
dc.description.abstract1Fruit is a highly perishable product, susceptible to biological, physical and chemical hazards. All these risks are higher when fruit are transacted in international trade. In this case fruit suppliers and fruit buyers are exposed to elevated transaction costs, since both sides need to deal with questions like product specifications, post-harvest processing and logistics. Quality management can be employed in order to organize all production, processing and logistics operations. Our aim in this paper was to verify if producers, exporters and importers of fruit are making use of quality management concepts in order to reduce risks and transaction costs. As investigation method, semi-structured interviews were conducted in Brazil and the UK. The content of the semi-structured interview questions was chosen based on the literature review of TCE, the international fruit trade and quality management. The questions were carefully chosen to reveal the factors which are determinant for the configuration of transaction arrangements in the fruit trade. The topics investigated were: the technical activities performed by the organisations operating in the fruit commerce; the main types of commercial clients (partners) of the firm; the nature of the market type relations maintained by the firm; the level of quality problems perceived by the firm; and the quality management strategies adopted by the firm. These topics served as the foundation for the elaboration of the main questions and the probe questions. They also gave the direction for possible follow-up questions. The results of the interviews support the idea that quality consciousness is fundamental in the fruit trade. The majority of companies approached in the research were shown not to perceive as a problem the several parameters that affect the quality of the final product. In other words, the results suggest that firms that are incapable of handling quality issues satisfactorily find little place in the fruit trade. Quality management concepts are commonly employed in order to guarantee product specifications and rationality in the operation processes and, by doing so, it contributes to reduce transaction costs between the trading parties.-
dc.description.abstract2La fruta es un producto altamente perecedero, propenso para los riesgos biológicos, físicos y químicos. Todos estos riesgos son mayores cuando la fruta es distribuida en el comercio internacional. En este caso tanto los proveedores de frutas y compradores de frutas están expuestos a elevados costos de transacción, ya que ambas partes deben hacerle frente a cuestiones como las especificaciones del producto, practicas de post-cosecha y la logística. Gestión de la calidad puede ser utilizada con el fin de organizar todas las operaciones de producción, y logística. El presente trabajo tiene como objetivo verificar si los productores, exportadores e importadores de fruta están haciendo uso de los conceptos de gestión de calidad con el fin de reducir los riesgos y costos de transacción. Como método de investigación, entrevistas semiestructuradas se realizaron en Brasil y en Reino Unido. El contenido de las preguntas de la entrevista semiestructurada se determinó con base en la revisión de la literatura del TCE, el comercio internacional de frutas y gestión de calidad. Los temas investigados fueron: Las actividades técnicas realizadas por las organizaciones que operan en el comercio de frutas, los principales tipos de clientes comerciales (socios) de la empresa, la naturaleza de las relaciones de tipo de mercado seguida por la empresa, el nivel de los problemas de calidad percibida por los la empresa, y las estrategias de gestión de calidad adoptados por la empresa. Los resultados de las entrevistas apoyan la idea de que la conciencia de calidad es fundamental en el comercio de frutas. La investigación demostró que la mayoría de las empresas no perciben como un problema, los diversos parámetros que afectan a la calidad del producto final. Los resultados sugieren que las empresas que no son capaces de manejar los problemas de calidad satisfactoriamente encuentran poco lugar en el comercio de frutas. Conceptos de gestión de calidad son empleadas comúnmente para garantizar las especificaciones del producto y de la racionalidad en los procesos de operación contribuyendo con la reducción de los costos de las transacciones entre las partes de la transacción.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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