Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Montoro, Tânia Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Ceiça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:09:12Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:09:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MONTORO, Tania; FERREIRA, Ceiça. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 145-159, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29438 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Black women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | Galáxia (São Paulo) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 dez. 2019. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|