Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29456
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoCompreensaoLeitura.pdf916,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedopt_BR
dc.contributor.authorBonassi, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorDias, Anelise Silvapt_BR
dc.contributor.authorPiovezan, Nayane Martonipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Diego Vinícius dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:09:16Z-
dc.date.available2017-12-07T05:09:16Z-
dc.date.issued2014-01pt_BR
dc.identifier.citationJOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC). Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 223-242, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29456-
dc.description.abstractO Sistema Orientado de Cloze (SOC) é um procedimento que adequa textos em função do seu nível de dificuldade para avaliar a compreensão de leitura. Este estudo avaliou a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 331 alunos de 6º ao 9º ano, 51,7% do gênero feminino. Foram utilizados três textos nos quais foi aplicado o SOC, com critérios de omissões diferentes. Os alunos responderam aos instrumentos de forma coletiva em duas sessões. Os resultados evidenciaram diferença significativa para gênero e ano de escolaridade onde as meninas e os alunos de nível escolar mais elevado tiveram desempenho melhor. Foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e altamente significativas entre as provas, o que indicou relação entre os diferentes tipos de prova.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC)pt_BR
dc.title.alternativeReading comprehension evaluation using the Cloze Oriented System (COS)-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.rights.licenseFractal: Revista de Psicologia - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016pt_BR
dc.description.abstract1The Cloze Oriented System (COS) is a procedure that adequate texts due to their level of difficulty in order to evaluate the reading comprehension. This study evaluate the reading comprehension of middle school students. There were 331 students from the 6th to the 9th grade, 51,7% of them female. Three texts, in which the COS was applied, were used with different omission criteria. The students answered the instruments collectively, in two sessions. The results showed significant differences due to gender and grade, the girls and the higher grade students had the best performance. There were found correlation of moderate magnitude and highly significant between the tests, showed a direct relation between the different types of test.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.