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Título: Subjetividade & complexidade na clínica psicológica : superando dicotomias
Outros títulos: Subjectivity & complexity in clinical psychology : overcoming dichotomies
Autor(es): Neubern, Maurício da Silva
Assunto: Clínica psicológica
Complexidade
Subjetividade
Sujeito
Data de publicação: Set-2014
Editora: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
Referência: NEUBERN, Maurício da Silva. Subjetividade & complexidade na clínica psicológica: superando dicotomias. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 835-851, set./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000300835&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/971.
Resumo: O presente trabalho busca propor conceitos fundamentados no pensamento complexo para as dicotomias clássicas de corpo-mente e indivíduo-social. Partindo de uma breve ilustração clínica, destaca-se como os processos subjetivos são encarnados na vivência corporal das pessoas, por meio da noção de subjetividade, e como existe uma flexibilização maior entre individual e social por meio da noção de sujeito. Conclui-se que, para que essa noção complexa e dialética seja implementada, não é suficiente que se proponha um novo conceito, mas um conjunto de conceitos que, irmanados dentro de uma lógica complexa, proporcionem uma nova forma de pensar a clínica.
Abstract: This paper proposes concepts founded on complex thought for the classic dichotomies of body-mind and individual-social. Beginning with a brief clinical example, it highlights how subjective processes are personified in people's bodily experiences, by way of the notion of subjectivity, and how there is greater flexibility between the individual and social via the notion of subject. It concludes that in order for this complex and dialectical concept to be implemented, it is not enough to propose a new concept, but rather a set of concepts that when grouped within a complex logic, allows for a new way of approaching the practice.
Licença: Fractal: Revista de Psicologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000300835&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/971
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