Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29507
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BANFISA(IN)DICA-SUSGraduacao.pdf151,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_BANFISA(IN)DICA-SUSHealth.pdf144,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Laianna Victoria Santiagopt_BR
dc.contributor.authorTanaka, Patrícia Sayuri de Limapt_BR
dc.contributor.authorPires, Maria Raquel Gomes Maiapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:11:30Z-
dc.date.available2017-12-07T05:11:30Z-
dc.date.issued2015-01pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29507-
dc.description.abstractDiante dos desafios à formação crítica de profissionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizadospt_BR
dc.title.alternativeBANFISA e (IN)DICA-SUS en la graduación en salud : el lúdico y la construcción de aprendizajes-
dc.title.alternativeBANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordJogos - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordAutonomia pessoalpt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Enfermagem - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 11 maio 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117ppt_BR
dc.description.abstract1Facing the challenges to the critical formation of health professionals, this article debates if the games BANFISA and (IN)DICASUS increases the creativity, the teamwork and the autonomy in the graduation in health. Objectives: to analyze the learning built during the matches of the games by students of the subject Gestão de Políticas Públicas em Saúde at the Universidade de Brasília. Method: exploratory, descriptive research, in a qualitative approach, with 26 students from various graduation courses in health, using a questionnaire and participant observation. Results: participants reinvented rules, related issues addressed in the games to the reality, interacted with colleagues and had fun throughout the match. Comparing the games in relation to ludicity, the BANFISA was more attractive than the (IN) DICA-SUS, although they are complementary. Conclusion: learning constructed by the students goes beyond the content of the subject; involve the active participation in group and creativity. Key words: Health Education; Games and Toys; Higher Education; Creativity; Personal Autonomy.-
dc.description.abstract2Delante de los desafíos a la formación crítica de profesionales de salud, este artículo cuestiona si los juegos BANFISA y (IN)DICASUS aprovechan la creatividad, el trabajo en equipo y la autonomía en la graduación en salud. Objetivos: analizar el aprendizaje construido durante partidas de los juegos por alumnos de la disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde de la Universidade de Brasília. Método: investigación de enfoque exploratorio, descriptivo y cualitativo, con 26 estudiantes de diversos cursos de graduación en salud, uso de cuestionario y observación participante. Resultados: los participantes reinventaron reglas, relacionaron asuntos de los juegos a la realidad, interaccionaron con compañeros y se divirtieron durante la partida. Comparando los juegos cuanto a la ludicidad, el BANFISA se mostró más atractivo que lo (IN)DICA-SUS, aunque se complementen. Conclusión: se comprendió que los aprendizajes construidos van además de los contenidos de la disciplina, envuelven participación activa en grupo y creatividad.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.