Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Simone Alves da | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Oviromar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:11:43Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:11:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Simone Alves da; FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 410-417, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300410&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29568 | - |
dc.description.abstract | As Ligas Acadêmicas (LAs) surgem nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias e atividades extracurriculares. O objetivo deste estudo foi analisar as Ligas Acadêmicas estruturadas e em funcionamento na Universidade de Brasília como estratégias de ensino e aprendizagem. Método A coleta de dados foi construída por levantamento documental, entrevista de sondagem e entrevistas individuais aplicadas a acadêmicos membros das Ligas (oito representantes), professores/coordenadores membros das Ligas (quatro representantes) e acadêmicos que participavam das atividades oferecidas pelos membros das Ligas (quatro representantes). Resultados Percebe-se o reconhecimento do princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão por parte dos entrevistados, embora a atuação dos membros ligantes tenha sido marcada pelas atividades de ensino e pesquisa em contraposição às atividades extensionistas. No entanto, as concepções dos participantes refletem convergências no que se refere aos princípios/estratégias de criação e desenvolvimento das Ligas Acadêmicas como importantes na formação em saúde. Conclusão As Ligas Acadêmicas poderiam se tornar instrumentos de exploração da autonomia, da criticidade, da criatividade e do comprometimento, em detrimento de práticas isoladas que induzem ao risco de especialização precoce. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Educação Médica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ligas Acadêmicas no processo de formação dos estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic Leagues in student training | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Brasileira de Educação Médica - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300410&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 maio 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Academic leagues have emerged in Brazilian universities in the twentieth century as strategies and extracurricular activities. The objective of this paper is to analyze structured academic leagues in operation at the University of Brasilia as teaching and learning strategies. Method Data was collected through documentary survey, interview survey, individual interviews applied to participants of academic leagues (eight representatives), teachers/coordinators of academic leagues (four representatives) and participants of activities provided for the members of academic leagues (four representatives). Results We observed the recognition of the principle of inseparability between teaching, research and community outreach among the respondents, although the performance of academic league members has been formed by teaching and research activities, but not by community outreach activities. However, the results reflect the convergence of the principles of the creation and development of academic leagues as important activities for health training. Conclusion Academic leagues could become instruments to develop student autonomy, criticality, creativity and commitment, rather than isolated practices that can lead to precocious specialization. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|