Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29593
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoDireitosHumanos.pdf333,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Tereza Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:11:48Z-
dc.date.available2017-12-07T05:11:48Z-
dc.date.issued2015-04pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Tereza Reis da. Educação em direitos humanos: o currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 461-478, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200461&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015120261.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29593-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca dos paradoxos que envolvem a ideia de universalidade e de particularidade tanto no campo dos Direitos Humanos quanto no campo curricular. Consequentemente, procuraremos esclarecer em que medida os embates entre os enfoques relativistas e universalistas do currículo e dos Direitos Humanos se colocam como impeditivos para a consolidação de uma Educação em Direitos Humanos. Para tanto, recuperaremos o debate em torno das questões da diversidade e do currículo que visa, sobretudo, contestar a racionalidade moderna e suas pretensões universalistas. E, ainda, recuperaremos as contradições que pautam a relação entre a universalidade dos Direitos Humanos e a diversidade dos sujeitos para os quais estes se direcionam.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos : o currículo entre o relativismo e o universalismopt_BR
dc.title.alternativeEducation in human rights : the curriculum between relativism and universalism-
dc.title.alternativeL'éducation aux droits de l'homme : le curriculum entre le relativisme e l'universalisme-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.subject.keywordRelativismopt_BR
dc.subject.keywordUniversalismopt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200461&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015120261pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this article is to present a reflection on the paradox that involves the idea of universality and particularity not only in the field of Human Rights but also in the field of curriculum. Consequently, we will seek to clarify to what extent the dispute between the relativist and universalist approaches to curriculum and Human Rights stand as impediments to the consolidation of Education in Human Rights. To achieve this goal, we will retrieve the debate centered on the questions of diversity and curriculum that aims, above all, to contest the modern rationality and its universalist pretension. We will also bring to the fore the contradictions that guide the relationship between the universality of Human Rights and the diversity of the subjects to whom they are directed.-
dc.description.abstract3Le but de cet article est de présenter une réflexion sur les paradoxes qui entourent l'idée d'universalité et celle de particularité si bien dans le domaine des droits de l'homme que dans le domaine curriculaire. Par conséquent, nous avons cherché à préciser dans quelle mesure les conflits entre les approches universalistes et relativistes du programme et de Droits de l'Homme se présentent comme des obstacles à la consolidation d'une éducation dirigée vers les Droits de l'Homme. À ce propos, on reprend le débat autour des questions de la diversité et du programme qui vise, surtout, remettre en cause la rationalité moderne et ses prétentions universalistes. Et encore, on abordera les contradictions qui régissent la relation entre l'universalité des Droits de l'Homme et la diversité des sujets vers lesquels ils sont dirigés.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.