Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29788
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoEspacosConstrucao.pdf415,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação dos espaços de construção de conhecimento da Escola de Tecnologia da Faculdade Projeção de Brasília
Outros títulos: Assessment of knowledge construction spaces at technology school of the Projeção College in Brasília
Autor(es): Moreira, Jonathan Rosa
Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira
Assunto: Comunicação organizacional
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Data de publicação: Jul-2015
Editora: Escola de Ciência da Informação da UFMG
Referência: MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Avaliação dos espaços de construção de conhecimento da Escola de Tecnologia da Faculdade Projeção de Brasília. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 22-50, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2043.
Resumo: O conhecimento tem assumido papel de destaque nas organizações e o seu valor reflete diretamente na competitividade e posicionamento no mercado. A falta de entendimento acerca dos processos e de como se estabelece uma comunicação eficaz pode impactar no aprendizado e na cultura organizacionais das Instituições de Educação Superior. Este artigo visa contribuir com um estudo que apresente como a relação entre Comunicação Organizacional, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, e Cultura Organizacional pode corresponder um espaço de Construção de Conhecimento para uma Instituição de Educação Superior privada. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, aplicada no âmbito da Faculdade Projeção, Distrito Federal, para os membros da comunidade acadêmica envolvidos em sua Escola de Tecnologia. Em função da revisão de literatura e da análise documental, espera-se propor um modelo de construção de conhecimento para a instituição e avaliar como a Escola de Tecnologia se comporta nesse cenário.
Abstract: Knowledge has assumed a prominent role in organizations and its value directly reflects the market competitiveness and positioning. The lack of understanding about the processes and how to establish effective communication can impact on learning and organizational culture of Higher Education Institution. This paper aims to contribute with a study that shows how the relationship among Organizational Communication, Knowledge Management, Organizational Learning, and Organizational Culturecan corresponds a space of knowledge construction in a private Higher Education Institution. It is a research with qualitative approach, applied at Projeção College, Distrito Federal, to the members of the academic community involved in its Technology School. By the literature review and document analysis, it is expected to propose a model of knowledge construction for this institution and to assess how the School of Technology behaves in this scenario.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Perspectivas em Ciência da Informação - Todo o conteúdo do artigo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000300022&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2043
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.