Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Fernandes, Cleonice Terezinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Muniz, Cristiano Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Mourão-Carvalhal, Maria Isabel | pt_BR |
dc.contributor.author | Dantas, Paulo Moreira Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:13:25Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Cleonice Terezinha et al. Possibilidades de aprendizagem: reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anos. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 2, p. 395-416, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29843 | - |
dc.description.abstract | O avanço das neurociências na educação aborda aspectos da memória, da aprendizagem e da indissociável relação corpo-mente para aprendizagem do sujeito. Este estudo buscou correlacionar tais conceitos às Dificuldades de Aprendizagem (DA) específicas em cálculo (aritmética) e pressupostos da Educação Matemática. O objetivo foi investigar o impacto de um programa pedagógico, com atividades didático-manipulativas usando corpo/movimento, em um estudo longitudinal com 37 escolares com indicativos de DA em cálculo, entre 7 e 12 anos, oriundos de um colégio privado em Cuiabá, MT. Como resultado, houve um aumento no desempenho escolar da amostra, mostrando que o uso do corpo e de atividades somatossensoriais podem auxiliar alunos com DA a focarem a atenção e melhorar sua autonomia acadêmica, senso de autoeficácia e compreensão matemática. A indissociabilidade corpo-mente e a realização bem-sucedida do presente estudo confirmam a necessidade de se promoverem pesquisas em experiências e aprendizagem motoras para minimizar impactos das DA. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de aprendizagem : reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anos | pt_BR |
dc.title.alternative | Possibilities for learning : reflections on the neuroscience of learning, and motor and learning disabilities in calculating among 7 to 12 year old students | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neurociências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aritmética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Ciência & Educação (Bauru) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 abr. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020009 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The advancement of neurosciences in education presents aspects of memory, learning and the inseparability of the body-mind relationship in the learning of students. This study sought to correlate these concepts with Learning Disabilities (LD) specifically in arithmetic and principles of Mathematics Education. The purpose was to investigate the impact of an educational program with didactic and manipulative activities using movement-body in an experimental typology study with 37 students (of a private college in Cuiabá, MT, Brazil) between 7 and 12 years old with indicative of LD in calculus. The main result was the increase of the academic results of the students, showing that the use of the body and somatosensory activities can help students with LD to focus attention and improve their academic autonomy, sense of self-efficacy and mathematical understanding. Believing in the inseparability of the body-mind relationship and in the positive outcome of this study we conclude the need to promote research in motor learning to minimize impacts of LD. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|