Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29883
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AtividadeExperimentalSombras.pdf7,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Jair Lúcio Pradospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:13:55Z-
dc.date.available2017-12-07T05:13:55Z-
dc.date.issued2015-07pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 3507-1-3507-6, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29883-
dc.description.abstractUm desenho de Gervasio Troche, representando um pai e uma filha caminhando, com a sombra da menina sendo maior que a projetada pelo pai, foi utilizado em uma proposta de reconceitualização de atividades experimentais, conforme conceituada por Hodson. A imagem foi apresentada a estudantes de óptica no ensino médio, que deveriam discutir sua possibilidade física, além de construir e testar um modelo experimental baseado na figura. Uma recriação dos modelos é apresentada nesse artigo, além da sua formulação algébrica e da descrição das atividades pedagógicas desenvolvidas. A atividade foi considerada motivadora para os estudantes, por permitir uma maior compreensão sobre os modelos da óptica geométrica e também sobre as práticas científicas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartumpt_BR
dc.title.alternativeAn experimental activity about shadows inspired on a cartoon-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordÓpticapt_BR
dc.subject.keywordSombraspt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976pt_BR
dc.description.abstract1A drawing by Gervasio Troche, depicting a father walking along with his daughter, shows a larger shadow for the girl. The image was used in a proposal for reconceptualization of experimental activities, as advocated by Hodson. The drawing was presented to optics high school students, and they should discuss their physical viability, and also build and test an experimental model based on the figure. A model was rebuilt and presented in this article, along with its algebraic formulation and the description of the educational activities. The activity was deemed motivational for students, as it allowed a greater understanding about the geometrical optics models and scientific practices.-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.