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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMateus, Elainept_BR
dc.contributor.authorResende, Viviane de Melopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:14:03Z-
dc.date.available2017-12-07T05:14:03Z-
dc.date.issued2015-09pt_BR
dc.identifier.citationMATEUS, Elaine; RESENDE, Viviane de Melo. O sistema posição-prática como categoria epistemológica: contribuições para análise de discurso crítica. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), São Paulo, v. 59, n. 3, p. 445-470, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942015000300445&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1509-1. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMATEUS, Elaine; RESENDE, Viviane de Melo. The practice-position system as epistemological category: contributions to critical discourse analysis. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), São Paulo, v. 59, n. 3, p. 445-470, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942015000300445&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1509-1.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29916-
dc.description.abstractEstudos críticos do discurso têm se consolidado como instrumento importante no campo da crítica explanatória de práticas sociais. Este artigo propõe uma reflexão epistemológica em torno do diálogo transdisciplinar entre o Realismo Crítico – abordagem filosófica do funcionamento da sociedade proposta por Roy Bhaskar – e a Análise de Discurso Crítica na versão de Norman Fairclough – abordagem teórica do funcionamento social da linguagem e dispositivo metodológico para análise situada de textos, e, mais especificamente, aborda a relação entre estrutura, prática e ação social, tomando o sistema posição-prática como argumento epistemológico. A discussão teórica decorre de dois estudos situados: um que trata de posições híbridas e tensões entre posições objetivas previamente existentes e sua ocupação subjetiva no contexto de um movimento social; outro que trata de posições flutuantes em contexto de formação de professores/as de inglês, conforme texturizadas em subprojetos institucionais. O texto explora implicações da categoria sistema posição-prática no campo teórico, epistemológico e metodológico, e reitera o enquadre teórico de agência situada.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO sistema posição-prática como categoria epistemológica : contribuições para análise de discurso críticapt_BR
dc.title.alternativeThe practice-position system as epistemological category : contributions to critical discourse analysis-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordAtivismopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.rights.licenseAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942015000300445&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 22 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1509-1pt_BR
dc.description.abstract1Critical discourse studies are acknowledged as an important scientific movement within the field of explanatory critique of social practices. This essay proposes epistemological considerations by means of a transdisciplinar dialogue between Critical Realism as a philosophical approach to the functioning of society proposed by Roy Bhaskar, and Critical Discourse Analysis – a theoretical approach to the social functioning of language and methodological tool to the situated analysis of texts. More specifically, the text explores the relation between social structures, practices and events, taking the position-practice system as an epistemological argument. The discussion is illustrated with two situated studies: one dealing with hybrid positions and tensions between pre-existent objective positions and their subjective occupations within a social movement; the other dealing with fluctuant positions in ELT education practices, as textured in institutional projects.-
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