Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AplicacaoMetodoParaconsistente.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Sandro Gomespt_BR
dc.contributor.authorShimoishi, José Matsuopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:14:13Z-
dc.date.available2017-12-07T05:14:13Z-
dc.date.issued2015-07pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29970-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbanopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.rights.licenseJournal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to propose a methodology for selection of the various public transport alternatives, based on the application of paconsistente logic in decision-making processes in transport planning area. Was used the method of paraconsistent Decision (MPD) as a support tool in the selection for the South Axis of the Federal District (DF), in which experts from the transport area evaluated the criteria for each mode, and the interpretation of reviews at the evaluation of baricentres the Unit Square Cartesian Plane (QUPC). With the application of MPD in the selection of transport technologies it was found that all transmission technologies belong to region tending to paracompleto almost true, and as non-conclusive analysis. However, when comparing the technologies, there is the one with greater certainty is the Light Rail Transit (LRT).-
dc.description.unidadeCentro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.