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Título: Equação afetiva entre os filtros do professor e dos alunos no processo de ensinar e aprender le (inglês) : um estudo de caso
Autor(es): Portocarrero, Deborah
Orientador(es): Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Assunto: Afetividade
Motivação (Psicologia) - aprendizagem
Língua inglesa - estudo e ensino
Estudantes
Data de publicação: 7-Jan-2010
Referência: PORTOCARRERO, Deborah. Equação afetiva entre os filtros do professor e dos alunos no processo de ensinar e aprender le (inglês): um estudo de caso. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho investiga a afetividade de três professores de língua inglesa em escolas públicas, nas comunidades semi-rurais e rurais de Alexânia e Olhos D’água, respectivamente. Motivada pela convicção inicial de que a afetividade do professor seria capaz de resolver muitas dificuldades no ambiente de sala de aula, este trabalho acabou por revelar aspectos determinantes, a partir de entrevistas, questionários e gravações em áudio e vídeo. Com este estudo, foi possível constatar que a questão do filtro afetivo é extremamente relevante e que, apesar da relevância da afetividade, ela não foi capaz de reverter o quadro preocupante do altíssimo filtro afetivo dos alunos, na maioria das vezes, resultado de um grande desinteresse pelo processo. Mesmo os professores com um grande potencial afetivo para oferecer aos alunos, interessados e conscientes das dificuldades apresentadas durante as aulas, não conseguem impedir que a barreira afetiva dos alunos leve o aprendizado por um caminho de grandes frustrações. O resultado dessa análise e as informações obtidas das próprias entrevistas e dos questionários nos possibilitaram perceber que a afetividade traz consigo uma interminável lista de possíveis causas e conseqüências, bem como fatores que ultrapassam o espaço geográfico da escola e acabam se entrelaçando e se misturando durante o processo em sala de aula. Usamos, além de conversas informais, observações informais que nos possibilitaram detectar a diversidade existente em uma aula de inglês para brasileiros quando o tema é afetividade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work investigates the feelings of affectivity toward their students on the part of three English teachers in several rural communities in Goiás, specifically Alexânia and Olhos D’água public schools. Guided by the initial conviction that this type of feeling transmitted to the students would be able to resolve many of the difficulties encountered in the classroom, the research revealed the interplay of several determining factors by means of interviews, questionnaires and videos. It revealed that the affective filter, while being extremely relevant, was not able to reverse the troublesome cases of disinterest and apathy on the part of many of the students. Not even those teachers with a great amount of positive affectivity, who are interested and aware of the difficulties in a lesson, were able to prevent the affective barrier of the students from causing frustrations. The results of this work as well as the information gathered from interviews and questionnaires made it possible to perceive that affectivity brings in itself a long list of possible causes and consequences, plus, the external factors that go beyond the walls of the classroom. All this ends up interrelating and mingling during the research. We also used informal conversations as well as observations, which helped us detect so much diversity in an English lesson for Brazilian speakers, when it comes to affectivity.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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