Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30121
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ViesesCognitivosConsumidores.pdf358,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vieses cognitivos entre consumidores num dilema social simulado : falso consenso, erro fundamental de atribuição, de ator-observador e de autosserviço
Outros títulos: Cognitive biases among consumers in a simulated social dilemma : false-consensus, fundamental attribution error, actor-observer, and self-serving asymmetry
Autor(es): Iglesias, Fabio
Franco, Víthor Rosa
Gisler, Júlia Villela Teixeira
Piasson, Douglas Leite
Assunto: Concorrência (Psicologia)
Cooperação
Data de publicação: 2016
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: IGLESIAS, Fabio et al. Vieses cognitivos entre consumidores num dilema social simulado: falso consenso, erro fundamental de atribuição, de ator-observador e de autosserviço. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 3, e323226, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300251&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Aug 14, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e323226.
Resumo: Decisões entre cooperar e competir são fundamentais em dilemas sociais, quando interesses individuais de consumo estão em conflito com benefícios coletivos. O objetivo desta pesquisa foi testar a ocorrência de vieses de cognição social em um dilema simulado, com base nos procedimentos de (Gifford e Hine, 1997). Após jogarem o software FISH em condições de cooperação e competição, os participantes relataram suas auto e hetero percepções. Foram verificados o viés de falso consenso e o erro fundamental de atribuição, mas os vieses de autosserviço e o ator-observador se mostraram efeitos mais limitados e apenas entre cooperadores. Discutem-se algumas implicações teóricas, metodológicas e práticas dos fenômenos no contexto do consumo sustentável.
Abstract: Decisions between cooperating and competing are central to social dilemmas, that is, when individual needs are at odds with collective benefits. The aim of this paper was to test the occurrence of social cognition biases in a simulated social dilemma, by using (Gifford and Hine, 1997) procedures. After taking part in FISH, a micro-world simulation, either in conditions of cooperation or competition, participants reported their self- and other perceptions. False consensus and fundamental error of attribution were found, while self-serving and actor-observer biases showed more limited effects and only among cooperators. Some theoretical, methodological, and practical implications are discussed in the context of sustainable consumption.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300251&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e323226
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.