Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30144
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ARTIGO_EscalaValoresOrganizacionais.pdf973,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_ScaleOrganizationalValues.pdf750,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma escala de valores organizacionais com base na Teoria de Valores Culturais de Schwartz
Outros títulos: A scale of organizational values framed on Schwartz's Theory of Cultural Values
Autor(es): Porto, Juliana Barreiros
Ferreira, Maria Cristina
Assunto: Valores
Validação de escala
Data de publicação: 2016
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: PORTO, Juliana B.; FERREIRA, Maria Cristina. Uma escala de valores organizacionais com base na Teoria de Valores Culturais de Schwartz. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne222, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500221&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne222. _________________________________________________________________________________________________________________________________
PORTO, Juliana B.; FERREIRA, Maria Cristina. A scale of organizational values framed on Schwartz's Theory of Cultural Values. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne222, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500221&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne222.
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e testar empiricamente a estrutura interna de um instrumento de medida dos valores organizacionais, adotando como modelo de referência a teoria de valores culturais. Três estudos foram conduzidos. O primeiro testou a estrutura interna da escala por meio de escalonamento multidimensional. O segundo descreve a análise fatorial confirmatória da escala e a sua relação com variáveis externas. O terceiro relacionou a nova escala com a Escala de Valores Competitivos. Os resultados do conjunto de estudos apresentaram evidências de adequação da escala e suporte ao modelo teórico. Essa escala pode avançar os estudos na área ao permitir o desenvolvimento e identificação de configurações culturais para além dos modelos anteriores.
Abstract: The objective of this study was to develop and empirically test a new scale to measure organizational values based on a theory of cultural values. Three studies were conducted. The first addresses the internal structure through a multidimensional scaling analysis. The second describes a confirmatory factor analysis and its relation with external variables. And the third relates the scale with the Competing Values Framework. Results from the set of studies support the adequacy of the scale and the theoretical model used. This scale may advance the area allowing for the development and identification of different patterns of cultural configurations beyond previous works.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500221&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 7 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne222
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.