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Título: O bancário, o banco e a criatividade : aspectos históricos-culturais para uma sociedade criativa
Autor(es): Pontes, Luiz Fernando
Orientador(es): Furtado, Odair
Assunto: Criatividade
Trabalho - aspectos psicológicos
Subjetividade
Desenvolvimento humano
Psicologia social
Data de publicação: 2007
Referência: PONTES, Luiz Fernando. O bancário, o banco e a criatividade: aspectos históricos-culturais para uma sociedade criativa. 2007. 405 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O tema desta tese é a criatividade, fenômeno humano, que vem sendo abordado desde a antigüidade, carregado de mitos e teorias implícitas e que chegam até o presente com uma visão unidimensional e dicotômica, conseqüentemente, da natureza humana. A premissa do estudo é que criatividade está associada ao trabalho, e o seu conceito é uma configuração subjetiva, que aborda na vivência a singularidade da experiência e a integra em outros momentos significativos, ampliando a experiência, para um ato de compreensão e desenvolvimento individual e social. O objetivo do trabalho é buscar compreender a gênese do processo de mobilização para criar, na instituição bancária, conhecer os sentidos que as pessoas no espaço social do trabalho têm da criatividade e as relações entre a mobilização subjetiva para criar e as vivências de prazer e sofrer no trabalho. Por conceber a criatividade como um fenômeno inserido em um contexto histórico e cultural, levantou-se a memória da instituição, a partir de pesquisa documental e analisou-se, por meio de uma abordagem processual, as diversas ações e relações, com suas teias de interesses e de poder e sua ambigüidade de atuação, ora como agente do governo e executor de políticas públicas, ora como banco comercial. Para análise da situação presente, utilizou-se uma base epistemológica qualitativa, empregando uma dinâmica conversacional em seis agências bancárias do Distrito Federal e, a partir de uma leitura construtiva-interpretativa do pesquisador, foi possível apontar indicadores e constituir novas construções teóricas sobre o fenômeno estudado, bem como permitir reflexões para ampliar campos de possibilidades, em termos de desenvolvimento humano e organizacional. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The subject of this thesis is the creativity, human phenomenon, that comes being studied since Antiquity, being loaded with myths and implicit theories. These theories arrive in the present time with one-dimensional and fragmented vision of the creativity and, therefore, related to human being nature. The premise of this research is that creativity is associated to the work, and its concept is a subjective configuration, that approaches the experience singularity in the real experience, and it integrates the experience and other significant moments, extending the experience, for an act of understanding and individual and social development. To apprehend the creativity as an inserted phenomenon in a historical and cultural context, institution’s memory were searched. Using documentary research by a process approach, the diverse actions and relations were analyzed, with their nets of interests and performance ambiguity, as agent of the government and executor of public politics and as a commercial bank. Based in qualitative epistemology, that involves the individual and social subjectivity, the research uses qualitative techniques under the theoretical principles of the social and cultural psychology to understand the mobilization process to create in a big financial institution, Banco do Brasil. Documental research was used with conversation dynamics in six branches in Distrito Federal. From the researcher’s constructive-interpretative reading, was possible to point indicating and building new theoretical constructions on the studied phenomenon, as well as, to allow reflections to extend fields of possibilities, related to human and organizational development.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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