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ARTIGO_ RelationshipsMotivationCognitive.pdf374,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorAlencar, Eunice M. L. Soriano dept_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:22Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:22Z-
dc.date.issued2016-07pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 3, p. 503-513, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30195-
dc.description.abstractEste estudo investiga diferenças entre estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, dos gêneros masculino e feminino, de instituições públicas e particulares quanto a orientações motivacionais, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores, bem como relações entre essas variáveis. Trezentos e sessenta e cinco estudantes responderam a escalas referentes à motivação para aprender, estilos cognitivos e práticas docentes para a criatividade. Motivação intrínseca predominou nos estudantes da universidade particular e a extrínseca nos da universidade pública. Os dados revelaram diferenças entre cursos, gênero e tipo de universidade nos estilos cognitivos. Estudantes de universidade particular e de Pedagogia perceberam de forma mais positiva práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Observaram-se relações positivas entre os fatores do instrumento de práticas docentes para a criatividade, motivação intrínseca e estilo inconformista transformador e entre os diversos estilos cognitivos e orientação motivacional intrínseca e extrínseca.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativitypt_BR
dc.title.alternativeRelações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividade-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEstilos cognitivospt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordMotivaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013pt_BR
dc.description.abstract1This study investigates differences between Pedagogy and Teachers' Certificate in Mathematics undergraduates, males and females, from public and private institutions with respect to motivational orientations, cognitive styles and perception of pedagogical practices for creativity implemented by their teachers, as well as relationships between these variables. Three hundred and sixty-five students answered scales regarding motivation to learn, cognitive styles, and teaching practices for creativity. Intrinsic motivation predominated in the private university students and extrinsic motivation in the public university students. The data revealed differences between courses, gender and type of university concerning cognitive styles. Private university and pedagogy students had a more positive perception of professors' teaching practices that promote creativity. Positive relationships were observed between the factors of the instrument of pedagogical practices for creativity, intrinsic motivation and nonconformist transformer style, and between the various cognitive styles and intrinsic and extrinsic motivational orientation.-
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