Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30216
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InformationLiteracyInquiryBased.pdf224,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diaspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:24Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:24Z-
dc.date.issued2016-09pt_BR
dc.identifier.citationGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30216-
dc.description.abstractAo considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInformation literacy for inquiry-based learningpt_BR
dc.title.alternativeLetramento informacional : em direção ao método de projetos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.subject.keywordConteúdos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.rights.licenseTransinformação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001pt_BR
dc.description.abstract1Given the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquiry-based learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions' perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.