Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30251
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IntervencaoMusicalEstrategia.pdf951,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_MusicalInterventionNursing.pdf920,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
Outros títulos: La intervención musical como estrategia de atención de enfermería para niños con trastorno de autismo en un centro de atención psicosocial
Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center
Autor(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Santos, José Luís Guedes do
Backes, Vânia Marli Schubert
Ramos, Flávia Regina Souza
Assunto: Cuidados de enfermagem
Música
Autismo - crianças
Centros de atenção psicossocial
Data de publicação: 2016
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
Referência: FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015. ________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015.
Resumo: A música tem sido utilizada cada vez mais no cuidado a crianças com transtorno do espectro do autismo. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da música como tecnologia de cuidado a estas crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na ideia de ação-reflexão-ação por meio das etapas de diagnóstico da realidade, teorização e aplicação na realidade. A intervenção musical favoreceu e orientou novas experiências lúdicas, sensoriais, motoras, de linguagem e de interação de crianças com transtorno do espectro do autismo, sendo possível abarcar a tríade de alterações - interação, comunicação e comportamento - de forma lúdica e musical. É importante que os profissionais aprofundem e desenvolvam conhecimentos sobre métodos e estratégias do uso da música terapêutica em saúde mental a fim de ampliar a sua utilização no cuidado a essas crianças, e avaliar os efeitos dessa intervenção.
Abstract: Music has been used increasingly in care for children with autism spectrum disorder. This study aimed to report on the application of the music experience as care technology for these children at a Child - Juvenile Psychosocial Care Center. This is an intervention project based on the idea of action-reflection-action through the stages of diagnosis of reality, theory and application in reality. The musical intervention facilitated and mentored new play, sensory, motor experiences, language and interaction of children with autism spectrum disorder, and involved the triad of impairments - interaction, communication and behavior - in a playful and musical form. It is important that professionals deepen and develop knowledge on methods and strategies for the use of music therapy in mental health in order to extend its use in the care for these children and assess the effects of this intervention.
Resumen: La música se ha utilizado cada vez más en el cuidado de los niños con trastorno del espectro autista. Este estudio tuvo como objetivo informar sobre la aplicación de la experiencia de la música como tecnología del cuidado de estos niños en un Centro de Atención Psicosocial Infanto-Juvenil. Se trata de un proyecto de intervención basado en la idea de acción-reflexión-acción a través de las etapas de diagnóstico de la realidad, la teoría y la aplicación en la realidad. La intervención musical facilitó nuevas experiencias recreativas, sensorial, motora, del lenguaje y de la interacción de los niños, actuando sobre la tríada de alteraciones - comunicación, comportamiento e interacción. Los profesionales deben profundizar sus conocimientos sobre los métodos y estrategias del uso de la musicoterapia en la salud mental con el fin de extender su uso en el cuidado de estos niños y evaluar los efectos de esta intervención.
Licença: Texto & Contexto - Enfermagem - Todo o conteúdo do artigo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 1 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.