Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30359
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdf419,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Karlla Vieira dopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Louise Brandes Mourapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Carla Medeiros ypt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:47Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:47Z-
dc.date.issued2016-10pt_BR
dc.identifier.citationCARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura; ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, n. 4, p. 935-950, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30359-
dc.description.abstractA observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativePreservice science teachers' perceptions of scientific observation and observation record developed by a teaching unit-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInvestigação científicapt_BR
dc.subject.keywordObservação (Método educacional)pt_BR
dc.rights.licenseCiência & Educação (Bauru) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007pt_BR
dc.description.abstract1Scientific observation and observation records are central science process skills to the understanding in science. Nevertheless, there is a lack of curriculum materials developed to teach these skills to science teachers in training at the undergraduate level in Brazil. This study reports the perceptions of a group of preservice biology teachers regarding the scientific processes of observation and observational recording during a teaching unit. The study's authors collected qualitative data through semi-structured student interviews, questionnaires, photographs, assignments, and videotaping/audiotaping of class activities. The study's findings show that students refined their perceptions of observation and recording processes during the teaching unit, labeling them as subjective, detailed, influenced by the observer's previous knowledge, and by instruments. These characteristics corroborate an epistemological perspective in that observation and observational records are defined as dependent on the theoretical background and practical training of a scientist who also interprets phenomena according to a historically situated theory.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.