http://repositorio.unb.br/handle/10482/3045
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2007_RaquelMotaMeirelesdoNascimento.pdf | 576,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Equivalência de estímulos auditivos e táteis em crianças com deficiência visual : ensino de letras do alfabeto braile e romano |
Autor(es): | Nascimento, Raquel Mota Meireles do |
Orientador(es): | Hanna, Elenice Seixas |
Assunto: | Psicologia infantil Pessoas com deficiência visual - crianças Braille (sistema de escrita) - crianças |
Data de publicação: | 27-Abr-2007 |
Data de defesa: | 27-Abr-2007 |
Referência: | NASCIMENTO. Raquel Mota Meireles do. Equivalência de estímulos auditivos e táteis em crianças com deficiência visual: ensino de letras do alfabeto braile e romano. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | A formação de classes de estímulos equivalentes tem sido observada principalmente com estímulos auditivos e visuais. O presente trabalho investigou a emergência de relações de equivalência de estímulos auditivos e táteis com deficientes visuais. Os estímulos táteis foram letras em três modalidades – plástico (B), Braille (C) e relevo (D). Seis crianças cegas de 5 a 8 anos foram expostas a treinos de pareamento ao modelo que ensinavam as relações entre o nome da letra ditado e letras de plástico (AB), letras em braile (AC) e letras em relevo (AD). A ordem de exposição às rela ções foi balanceada entre os participantes. Após os treinos foram realizados testes para verificar a emergência das relações não treinadas diretamente - BC/CB, BD/DB e CD/DC. Os resultados mostraram que os participantes aprenderam todas as discriminações condicionais entre estímulos auditivos e táteis com pouco ou nenhum erro. Todos os participantes apresentaram a formação de classes equivalentes das três vogais representadas em Braille, plástico e relevo, estendendo resultados de estudos anteriores para estímulos táteis relevantes para o contexto acadêmico e pode ser importante para o desenvolvimento de nova tecnologia comportamental para ensinar leitura a crianças cegas. O procedimento de pareamento ao modelo foi efetivo para ensinar relações com estímulos táteis a crianças deficientes visuais. Os achados parecem importantes para o desenvolvimento de tecnologia de ensino alternativa para a educação especial. Estudos adicionais que utilizem estímulos mais complexos - sílabas e palavras - são necessários para verificar a generalidade do fenômeno. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT The formation of equivalence classes has been documented mainly with auditory and visual stimuli. This study investigated the emergence of equivalence relations with auditory and tactual stimuli with blind children. The stimuli were three vowels represented in three tactual modalities: plastic (B), Braille (C) and raised (D). Six 5-8 years old blind children were exposed to a matching-to-sample procedure to teach relations between dictated letter names and plastic letters (AB), dictated letter names and Braille letters (AC) and dictated letter names and raised letters (AD). The order of exposure to the training relations was counterbalanced between subjects. Tests of emergent relations (BC/CB, BD/DB e CD/DC) were conducted following training. All subjects learned nine relations between dictated letters and their corresponding tactile exemplars with few or no errors. Testing results showed equivalence classes of the three vowels represented in plastic, Braille and raised. These results extend previous findings to tactile stimuli relevant for the academic context and may be important for the development of new behavior technology to teach reading by blind children. Further research using more complex stimuli - syllables and words - is necessary to assess the generality of the present findings. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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