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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Gil Roberto Gomes dept_BR
dc.contributor.authorLignelli, Césarpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:19:28Z-
dc.date.available2017-12-07T05:19:28Z-
dc.date.issued2016-01pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Gil Roberto; LIGNELLI, César. No Marulhar das Glossolalias em Artaud. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 71-93, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100071&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266055254. ______________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Gil Roberto; LIGNELLI, César. Inside the Swashing Glossolalias of Artaud. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 71-93, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100071&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266055254.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30460-
dc.description.abstractA partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos que desestabilizam aspectos da produção e percepção de sentidos relacionados à voz. Busca-se aqui uma discussão sobre possíveis fronteiras da produção vocal. Serão apropriados conceitos da obra de Deleuze e Guattari, assim como reflexões de Certeau e Pozzo. Os objetivos do artigo importam em suscitar e valorizar aspectos de uma vocalidade glossolálica, visando ampliar as possibilidades do performer contemporâneo, problematizando o contexto de suas práticas vocais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNo Marulhar das Glossolalias em Artaudpt_BR
dc.title.alternativeInside the Swashing Glossolalias of Artaud-
dc.title.alternativeDans le Clapotis des Glossolalies dans Artaud-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.subject.keywordGlossolaliapt_BR
dc.subject.keywordAudição (Psicologia)pt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100071&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2017.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2237-266055254pt_BR
dc.description.abstract1By analyzing the works of Artaud it is evident a set of ideas that suggests principles for vocality in the context of performance. This vocality is based on a notion of glossolalia as a concept linked to enunciative practices, especially as potency for irrationalizing vocal strata. Thus, glossolalia can add sound-poetic values that destabilize voice related aspects of meaning production and perception. Here we seek a discussion of possible boundaries in vocal production. We will appropriate concepts from the work of Deleuze and Guattari, as well as considerations from Certeau and Pozzo. This article aims to arouse and appreciate aspects of a glossolalic vocality, seeking to expand possibilities for the contemporary performer, problematizing the context of his vocal practices.-
dc.description.abstract3A partir de l'œuvre d'Artaud, apparaît un ensemble d'idées qui indique des principes pour une vocalité dans le contexte de la performance. Cette vocalité est basée sur une notion de glossolalie en tant que concept lié aux pratiques énonciatives, surtout pour activer des strates vocales moins rationnelles. Ainsi, la glossolalie peut ajouter des valeurs sonores et poétiques qui déstabilisent des aspects de la production et de la perception de sens liés à la voix. Cet article présente une discussion au sujet des frontières possibles de la production vocale. Pour une telle discussion, nous employons quelques concepts de l'œuvre de Deleuze et Guattari, ainsi que des réflexions de Certeau et Pozzo. L'article a pour objectif de soulever et mettre en valeur des aspects d'une vocalité glossolalique pour élargir les possibilités d'expérimentation de l'artiste contemporain, et interroger le cadre de ses pratiques vocales.-
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